Associação Empresarial de Itajaí analisa as obras da Via Expressa Portuária

0
185

Luiz Carlos Pisseti atualizou os números de execução da obra, falou do lançamento edital de licitação para execução da mesma, que terá seu resultado divulgado em fevereiro 2015, para junho 2015 aguarda-se o projeto executivo pronto e, a partir de agosto começará a contar 36 meses para a conclusão da obra.

A PORTO REDAÇÃO NEWS (24)s da Via Expressa Portuária, que teve início há nove anos. Participaram deste importante encontro Diretores da ACII, Associados, empresários dos setores ligados ao Porto de Itajaí e lideranças municipais, entre eles o Secretário Municipal de Gestão Luiz Carlos Pisseti, o engenheiro da Prefeitura Amarildo Madeira, Secretário de Relações Institucionais Noemi dos Santos Cruz, a Secretária de Segurança Susi Bellini e o Secretário de Pesca e Aquicultura Agostinho Peruzzo.

O projeto da Via Expressa visa melhorar o tráfego de caminhões nas ruas e as filas que se formam no acesso ao Porto. “Foram muitos os ensaios, os desenhos de projetos e várias vezes voltamos ao zero, mas chegamos ao longo desse período de estudos, análise e autorizações firmes e convictos de que o município poderá desencadear a construção da tão desejada Via Expressa Portuária”, esclareceu o Secretário Pisseti.
O coordenador da Câmara do Comércio Exterior, Manoel Antônio dos Santos, que comandou a reunião, convidou a todos os presentes para conhecerem o projeto da Via, que será de extrema importância para o município.
O engenheiro Madeira fez uma apresentação técnica do passo a passo deste processo, de forma que todos compreendessem as realizações e as próximas etapas, deixando claro que existem sim alguns problemas para seguir com os trabalhos. Madeira entregou aos participantes um mapeamento impresso com desenhos em 3D identificando as regiões onde a Via Expressa Portuária será erguida e todos os procedimentos que se fazem necessários para a sua construção, como estudo de solo, autorizações ambientais, desapropriações, em função de ampliação da via e da consolidação no novo plano viário que se apresentará após a conclusão da mesma. Além disso, foram incluídas mais pistas para caminhões e foram feitas mudanças no projeto, que gerou um aumento nos custos.
Luiz Carlos Pisseti atualizou os números de execução da obra, falou do lançamento edital de licitação para execução da mesma, que terá seu resultado divulgado em fevereiro 2015, para junho 2015 aguarda-se o projeto executivo pronto e, a partir de agosto começará a contar 36 meses para a conclusão da obra. Então Itajaí viverá um momento importante para o desenvolvimento econômico social da cidade. “Participar deste momento significativo junto a uma associação e todo o seu público é ter a oportunidade de esclarecer, escutar e vislumbrar que seremos capazes de juntos exercer, a cada dia, ações mais cidadãs”. Finalizou o Secretário Municipal de Gestão.