Volvo Ocean Race – Vencedor da última America’s Cup Blair Tuke é confirmado no time do MAPFRE

0
411

 

Mapfre
Mapfre

Faltando 114 dias para a largada da Volvo Ocean Race, prevista para outubro na cidade espanhola de   Alicante, enquanto os dias se aproximam alguns times ainda estão montando suas equipes.  No time Mapfre está entrando nada menos do que o vencedor da 35º America’s Cup with Team New Zealand. 2017. AC50 e Ouro olímpico Rio 2016. 49er, Prata olímpica London 2012. 49er e outros 6 campeonatos mundiais – este   é o perfil do neozelandês Blair Tuke.

Tuke será o segundo tripulante com menos de 30 anos a bordo do MAPFRE, na busca pela vitória da Volvo Ocean Race 2017/18, maior regata de volta ao mundo com escalas, com largada em Alicante em 22 de outubro. Vencedor da última America’s Cup em Bermuda, Tuke é celebrado em seu país, onde a vela divide as atenções com o rúgbi.

O velejador segue para a Espanha na próxima semana para juntar-se à tripulação de Xabi Fernández, na base da equipe em Sanxenxo, na Galiza. As carreiras de Xabi e Blair têm pontos em comum. Os dois compartilham um ciclo completo de vitórias na vela olímpica. Xabi também competiu na classe 49er. E, assim como Tuke, conquistou um ouro e uma prata olímpicos, além de vários campeonatos mundiais.

“Conhecemos Blair em 2010, na última Copa do Mundo, quando ele começou a velejar com Peter Burling. Dois anos depois, quando estávamos em Auckland num período de descanso da Volvo Ocean Race, treinamos com eles na 49er pensando nas Olimpíadas de Londres. Eles nos deixaram um barco. Já na edição de 2015 da volta ao mundo, Tuke esteve conosco no MAPFRE. Navegou numa ProAm e no primeiro dia foi nosso ‘jumper’ (hóspede que está a bordo durante a viagem entre boias em cada estágio de saída e antes de seguir para o mar aberto pula fora do barco). Ali ele nos contou sobre seu desejo de competir na Volvo Ocean Race”, contou Xabi. “Durante a America’s Cup nas Bermudas, começamos a falar sobre o assunto. Blair é um velejador muito bom. Ninguém duvida do seu talento e estou convencido de que será um trimmer muito forte.”

Campeão olímpico em 2016, vencedor da America’s Cup em 2017 e campeão da Volvo Ocean Race em 2018? Esta é a aposta

Como o próprio comandante do MAPFRE apontou, “Tuke tornou-se uma referência mundial nos últimos anos”. Não foi em vão que conquistou um ouro olímpico e uma America’s Cup no mesmo ciclo, e agora vai lutar pela vitória na volta ao mundo.

Tuke aposta em uma equipe e uma competição que sempre o atrairam, mas que até agora não tinha tido oportunidade de participar, já que estava focado na 49er.

MAPFRE – Tripulação confirmada

Xabi Fernández (ESP), comandante

Pablo Arrarte (ESP), chefe de turno

Rob Greenhalgh (GBR), chefe de turno

Ñeti Cuervas-Mons (ESP), proeiro e boat captain

*Willy Altadill (ESP), regulador de velas/proeiro

*Blair Tuke (NZL), regulador de velas/timoneiro

* Velejador com menos de 30 anos