Volvo Ocean Race – Itajaí Stopover recebe única brasileira na Volvo Ocean Race

0
486

 

Imagem - Pedro Martinez/VOR
Imagem – Pedro Martinez/VOR

 

História em família. O pai, Torben Grael, foi o primeiro é único velejador brasileiro a capitanear um barco nacional, o Brasil 1. Bom, nesta edição foi a vez da filha de Torben – fazer história: a medalhista olímpica Martine Grael foi primeira mulher velejadora brasileira a participar de uma Volvo Ocean Race.


 

Momento histórico náutico - o abraço  de duas gerações da vela - Pedro Milanes/VOR
Momento histórico náutico – o abraço de duas gerações da vela – Pedro Milanes/VOR

A cidade catarinense de Itajaí  entrou para a história da Volvo Ocean Race no Brasil como sendo a cidade a receber a primeira brasileira a participar da “Fórmula 1 dos Mares”. A campeã olímpica Martine Grael chegou com sua equipe AkzoNobel na madrugada de quinta-feira (5/4), à 1h38min, à cidade após 18 dias de navegação entre Auckland, na Nova Zelândia, e o Brasil. Embora a Vila da Regata ainda não esteja aberta de maneira oficial, uma recepção especial foi preparada. A população pôde entrar para torcer e vibrar junto com a equipe. Martine foi recebida pelo seu pai, o medalhista e embaixador do Itajaí Stopover, Torben Grael, e sua mãe, Andrea Grael, que estavam a bordo do Itajaí Sailing Team. “Itajaí tem um grande potencial e a Volvo Ocean Race trouxe uma grande visibilidade para o mercado náutico local”, avalia Torben Grael. A chegada de mais um barco e da única brasileira participante na competição é um momento marcante na regata e especial para Itajaí e para o Brasil. “Este é mais que um marco para a história da vela e do esporte, é um acontecimento que nos dá orgulho de ser brasileiro. Agora, vamos nos unir e fazer a nossa parte. Vibrar, torcer e dar aquela energia para que eles sigam este desafio em segurança e motivados”, afirma o presidente do Itajaí Stopover, Evandro Neiva.




 

Abertura oficial da Vila da Regata

A solenidade de abertura oficial da Vila da Regata brasileira será realizada às 19h desta quinta-feira (5/4). Até domingo (22/4), cerca de 400 mil visitantes de todo o Brasil e do mundo poderão aproveitar tudo que o Itajaí Stopover tem a oferecer. Além da recepção aos heróis dos mares do mundo e atividades esportivas, esta edição da Volvo Ocean Race percorre o planeta para transmitir a mensagem de sustentabilidade em prol dos oceanos.  Mais de 20 ações com a adesão a campanha global “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic”, em português: “Mares limpos: o mar não está para plástico”, da ONU Meio Ambiente.

O Itajaí Stopover contará ainda com diversas estações educacionais que utilizarão tecnologia e práticas interativas. Diariamente serão realizadas visitas guiadas com quase 10 mil estudantes da região. Para quem busca diversão e entretenimento, a Vila da Regata brasileira terá uma programação especial. Ao todo, mais de 50 atrações musicais e teatrais irão animar o público em dois palcos. E a gastronomia promete encher a festa de sabor, com a oferta de mais de 40 opções de pratos e tendo a  típica festa de Outubro, Marejada, como foco principal, completando o cardápio com variedades de pescado e derivados da cultura portuguesa. Com expectativa de trazer um impacto econômico de R$ 82 milhões e gerar mais de 2 mil empregos, a Volvo Ocean Race Itajaí contará ainda com uma feira multissetorial e o World Business Show que terá diversos expositores. A programação será diária e a entrada é gratuita.

 

 

 

Programação da primeira semana da Volvo Ocean Race Itajaí

Quinta-Feira (5/4)

– 19h – Cerimônia de abertura da Vila da Regata

– 19h30min às 21h – Louise Lucena e banda no Palco Principal

– 21h30min à 0h – João Coiote no Palco Principal

Sexta-Feira (6/4)

– Das 14h às 18h – “Encontro De Jovens Pelos Oceanos”. Local: Auditório Da Vila Da Regata

– 19h – Espetáculo: “Mulheres que acordam despencadas” com atriz Elizabeth Savalla na Vila da Regata

– 19h30min às 21h – Alessandra Cipriane Trio Acústico no Palco Principal

– 21h30min à 0h – Carol Hends no Palco Principal

Sábado (7/4)

– 12h30min às 14h30min – Mari Monteiro & Banda6 no Palco Principal

– 15h às 17h – Ricardo Pauletti Trio no Palco Principal

– 16h às 17h – Union Dance Company no Palco Pódium

– 19h – Espetáculo: “Mulheres que acordam despencadas” com atriz Elizabeth Savalla na Vila da Regata

– 19h30min às 21h – Bateria Pura Kdência no Palco Principal

– 21h30min à 0h – Grupo Desafio no Palco Principal

Domingo (8/4)

– 12h30min às 14h30min – Susi Brito e Banda no Palco Principal

– 15h às 17h – Fábio Campos Trio no Palco Principal

– 16h às 17h – CIA de Dança Eduxi no Palco Pódium

– 19h30min às 21h – Srta. V Forró Catarina no Palco Principal

– 21h30min à 0h – Sambatop no Palco Principal

Ações sustentáveis realizadas diariamente:

– Campanha global “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic” – ONU Meio Ambiente.

– Copos reutilizáveis. Local: guichê de retirada das bebidas

– Pratos biodegradáveis. Local: restaurantes

– Seleção do lixo pela Cooperfoz. Local: ao lado do Planetário


 

Da Redação – com textos de apoio da Palavras Comunicação