Volta ao mundo- – jornalista Nelci Seibel

0
756

nELCI NOVA

Nelci Seibel é jornalista. Residente em Joinville/SC. Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.  – seibelnelci@gmail.com





 

 

Cidade catarinense das fronteiras

Caminhar livremente por três cidades, três estados e dois países em apenas uma rua é possível no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Lá fica Dionísio Cerqueira, a 700 km de Florianópolis, cidade que faz divisa com Barracão, no Paraná, e fronteira com Bernardo de Irigoyen, no Estado de Missiones, Argentina. O município catarinense de 15 mil habitantes tem uma rotina dividida com os paranaenses e argentinos. Simples assim; aliás, simples demais…

Slide1

 (Foto: Emerson Souza / Agencia RBS)

Setembrino é morador de Barracão, mas as suas cinco filhas residem na Argentina




 

 

Polícia das fronteiras

 

O Movimento Nacional em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), em conjunto com mais de 70 entidades empresariais e organizações da sociedade civil afetadas pelas práticas ilegais do contrabando, cumprimentam a Polícia Rodoviária Federal pela sua atuação em fiscalização nas fronteiras de Santa Catarina. Uma peça publicitária será divulgada, como parte da campanha “O Brasil que nós queremos”. As operações de fiscalização frequentes e as ações coordenadas de inteligência com a Receita Federal possibilitaram a apreensões de 5,8 milhões de maços de cigarro desde o início de 2017. Esse volume é mais da metade do registrado em todo o ano passado, quando foram apreendidos 10,08 milhões de maços. Em 2016, essa atividade criminosa gerou perdas para o país da ordem de R$ 130 bilhões, valor somado às perdas de setores produtivos – tabaco, vestuário, combustíveis, cosméticos, medicamentos, entre outros – e sonegação de impostos, segundo levantamento do FNCP. Em Santa Catarina, o mercado ilegal corresponde a 19% do mercado total de cigarros do Estado.





 

Congresso Nacional de Hotéis

 

A 59ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2017, promoção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, com 80 anos de atuação, será realizado de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O objetivo é reunir os agentes da indústria do turismo para buscar soluções para as questões que o setor enfrentará nos próximos anos. O tema será ‘Brasil rumo a 2020, crescimento sustentável da hotelaria’, com palestrantes e profissionais que abordarão assuntos ligados ao desenvolvimento e à sustentabilidade da indústria hoteleira no Brasil. Irão apontar rumos para a gestão de pequenos e grandes empreendimentos da indústria hoteleira no país. Em paralelo, a Feira Internacional para Hotelaria – Expo Hotel reunirá grande número de fornecedores do setor.

Encatho & Exprotel

Slide2




Plano para destinos históricos

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apresentou o trabalho de promoção que o instituto vem fazendo dos destinos históricos do Brasil no exterior, durante o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Lummertz disse que é preciso um esforço maior, integrado entre diversos ministérios e prefeituras, para melhorar a situação. Ele se colocou à disposição dos representantes municipais para traçar um plano sustentável, voltado para o melhor aproveitamento, conservação e atração de turistas nacionais e internacionais nas cidades brasileiras.




 

Belmond Mount Nelson Hotel

Slide3

Com 118 anos de tradição, o Belmond Mount Nelson Hotel sempre inova. Desta vez, a propriedade da Cidade do Cabo – África, que integra o grupo Belmond lança passeios a pé individuais, por seus majestosos jardins. A área externa do hotel passa também a acolher a quinta exposição anual de esculturas de bronze do artista sul- africano Dylan Lewis. São três esculturas em tamanho real, em bronze: o Leopardo Dormindo na Árvore, Leão e Leoa e o Leopardo numa Rocha. Dão ao hóspede estrangeiro um exemplo da exuberante vida selvagem da África do Sul. No passeio pelo oásis de natureza, o guia acompanhante conta a história das mudanças pelas quais a Cidade do Cabo passou. Entre espécies nativas e exóticas, destaca-se o pinheiro de Norfolk Island, uma das plantas mais antigas da Terra, que sobrevive desde o período Triássico-Jurássico, há cerca de 220 milhões de anos. E as dezenas de tamareiras provenientes das Ilhas Canárias e plantadas ao longo da avenida de entrada para honrar a visita real do Príncipe de Gales em 1925. Saiba mais em: www.belmond.com/mount-nelson-hotel-cape-town/, fone: +27 21 4831774.




 

Visto para a Índia

Slide4

 O suntuoso Taj Mahal, ícone arquitetônico e simbólico da Índia

O pedido de visto para a Índia passou por alterações. Desde último dia 17 é obrigatória a presença de todo solicitante na Embaixada da Índia em Brasília para a coleta de dados biométricos, segundo informou uma fonte ao Portal PANROTAS. A Embaixada atenderá residentes dos Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já os moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Região Sul farão a coleta dos dados em seus respectivos consulados. Além dos documentos e fotos, é obrigatório o certificado de vacina contra febre amarela. Justamente quando o Brasil estuda a possibilidade de isentar os vistos para indianos, revela a Embratur.


Coluna anteriorhttp://regatanews.com.br/volta-ao-mundo-especial-jornalista-nelci-seibel-7/