Volta ao mundo-Especial – jornalista Nelci Seibel

0
350

Slide2 (2)

Nelci Seibel é jornalista. Residente em Joinville/SC. Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.  – seibelnelci@gmail.com



 

Parque Caieira

 

As instalações administrativas do Parque Natural Municipal da Caieira, em Joinville – SC estão em fase de reforma pela Secretaria de Meio Ambiente. A revitalização foi aprovada pelo IPHAN, e pela COMPHAAN, por conta da existência de patrimônio histórico e arqueológico no local. A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental está elaborando, também, o Plano de Manejo desta Unidade de Conservação. Este documento é fundamental para fornecer estudos necessários para caracterizar os recursos ambientais do parque, sua relação com a comunidade e o seu entorno, o zoneamento das atividades permitidas, além dos programas necessários e sua gestão. Estuda-se a  possibilidade de construção de um mirante no local, que oferecerá ao visitante belíssima vista panorâmica do parque, sambaqui e Lagoa Saguaçu.

Slide1

 Fornos em que as conchas dos sambaquis eram queimadas paraaproveitamento em construções 

O Parque Caieira é uma UCPI, com 1,27 km2, destinado a fins educativos, científicos, culturais e de lazer contemplativo. Sua função principal é a preservação do patrimônio cultural, os sítios arqueológicos e natural, os ecossistemas formados pelo manguezal e a restinga.




 

 Programa Viva Ciranda

Slide2

 Aulas de vida rural para os pequenos 

O Viva Ciranda, programa de turismo pedagógico da Prefeitura de Joinville, recebeu mais um ônibus adaptado para o transporte de estudantes durante as visitas às propriedades rurais de Joinville. São agora três ônibus – dois doados pela Transtusa e um pela Gidion. Os veículos da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) atendem  as escolas e os CEIs municipais, turmas até o 6º ano, de terça a sexta-feira, no período matutino. O público escolar movimenta o “Viva Ciranda” e agrega valores às propriedades rurais ao longo de todo ano. Em seis anos o projeto já movimentou mais de 65 mil crianças. As propriedades do Viva Ciranda estão localizadas em cinco regiões rurais de Joinville: Piraí, Dona Francisca, Quiriri, Estrada da Ilha e Estrada Bonita.  O agendamento das visitas deve ser feito pelo e-mail vivaciranda@joinville.sc.gov.br.




 

 Nova diretoria do Joinville Convention Bureau

No dia 12 de abril, em Assembleia Geral Ordinária do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau foi eleita e empossada a nova diretoria. A presidente, Rosi Dedekind foi reeleita e os demais membros são:Vice Presidente, Vanessa Venzke Falk; Diretora Financeira, Ana Luiza Moeller Wetzel; Diretora Institucional, Bernadéte Costa; Diretora Regional, Maria Conceição Junckes; Diretor Secretário, Ozei Luiz da Silva; Diretor de Promoção, Rui Fernando Serpa de Medeiros;  Diretor de Novos Negócios, Raulino João Schmitz. Segundo Rosi, a gestão segue com foco na promoção da cidade de Joinville como destino para eventos, captação de novos eventos e maior integração do trade e a comunidade local.

Slide3

Diretoria eleita do JC&VB e alguns conselheiros.

 





 

 Tropeiros do Litoral

O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, de Itapema – SC, completou 13 anos de história. O grupo iniciou com seis casais e um casal de professores e coreógrafos jovens. Hoje são quase 200 integrantes, nas turmas de danças folclóricas, balé e jazz.

Slide3

Nesses anos de sucesso, o Grupo conquistou centenas de títulos importantes como o 1º lugar em Danças Populares do Festival Internacional de Dança de Joinville, considerado o maior Festival do Mundo, além de participações em festivais em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Paraguai e Uruguai.





 

 Visto para os EUA

A partir de maio, brasileiros com visto válido para os EUA ou que tenham tirado visto nos últimos dez anos para o Canadá poderão entrar em terras canadenses sem necessidade de uma nova permissão. Com um dos vistos mencionados, o brasileiro precisará emitir pela internet um eTA (Eletronic Travel Authorization), cuja validade é de 5 anos – ou até vencer o passaporte ao qual estará atrelado.



Coluna anterior: http://regatanews.com.br/volta-ao-mundo-especial-jornalista-nelci-seibel-6/