Vela – São Paulo – Semana de Vela de Ilhabela impulsiona economia local em plena baixa temporada

0
449
Barcos em Ilhabela  /Eduardo Grigaitis/Balaio de Ideia
Barcos em Ilhabela
/Eduardo Grigaitis/Balaio de Ideia

 

 

Economia do mar gerando divisas econômicas. Ir para a praia no mês de julho não é exatamente um dos programas que aparecem no topo na lista para aproveitar as férias de inverno. Entretando, há mais de 40 anos a Semana de Vela de Ilhabela ajuda a quebrar este paradigma, levando para o litoral norte paulista mais de 15 mil visitantes, incluindo velejadores, convidados e turistas. A maior competição de vela oceânica da América Latina está marcada entre os dias 7 e 15 de julho de 2017.

“É o grande encontro da vela brasileira. Medalhistas olímpicos, campeões nacionais e mundiais participam ou visitam Ilhabela para prestigiar o evento, que também conta com a presença de velejadores estrangeiros, além de atletas amadores e profissionais dos quatro cantos do país. Mas, além das competições, clínicas, palestras e shows também fazem parte da programação do evento, trazendo atividades tanto para os turistas quanto para os moradores de Ilhabela. É essa festa e troca de experiências que faz do evento ainda mais especial”, comenta José Yunes, comodoro do Yacht Club de Ilhabela, organizador do evento.

O impacto desse grande número de pessoas circulando pela ilha é nítido e muito comemorado pelos habitantes. Pousadas lotadas em plena baixa temporada. O aumento das atividades do setor de comércio e serviços cria novas vagas de emprego, além injetar dinheiro na economia local. Empresários e empreendedores, ligados ou não à vela, tem a oportunidade de ampliar sua rede de relacionamentos e, consequentemente, gerar novos negócios.

”A Semana de Vela de Ilhabela significa muito para o município. Somos a capital nacional da modalidade e além de despertar o interesse no esporte, o evento movimenta segmentos ligados ao turismo e lazer. São 45 praias belíssimas em meio à Mata Atlântica, com opções para todos os gostos”, destaca Márcio Tenório, prefeito de Ilhabela.