Vela – Regata Semana de Vela de Ilhabela – Disputa na classe C30 começa equilibrada em Ilhabela

0
347

 

 

Veleisca

Ilhabela  – Apenas quatro pontos separam os quatro primeiros colocados da classe C30 após as três primeiras regatas da Semana de Vela de Ilhabela (SVI). No segundo dia da competição, Katana Portobello e Caiçara venceram uma prova cada, impulsionados pelo vento sul entre 10 e 12 nós. O Caiçara que já havia vencido a Regata Toque Toque na abertura do evento, assumiu a liderança da SVI.

As regatas desta terça-feira (11) apresentaram como principal obstáculo para as tripulações, o baixio (águas mais rasas) próximo a São Sebastião. Quem conseguiu pegar o rumo do baixio com vento limpo se deu bem. “Atribuo a vitória na segunda regata à nossa largada. Conseguimos evitar confronto com os adversários e seguir com rumo livre e vento limpo. Assim abrimos e conservamos a vantagem até o final”, contou o tático do Caiçara, Fábio Pillar, o Cachopa.

Para defender a liderança parcial, o tático do Caiçara tem a estratégia definida para as próximas regatas. “Não podemos aliviar nas largadas. Quando as provam tendem a se tornar um carrossel (sem ultrapassagens), quem larga bem chega bem”. Tem muito campeonato pela frente. Vamos manter a concentração e respeitar os adversários”, recomendou Cachopa.

O responsável pela tática no rival, Caballo Loco, é o velejador olímpico Alexandre Paradeda, que analisou as condições do dia. “Quem chegou primeiro no baixio, levou a regata, caso do Caiçara. Até que tivemos um dia proveitoso. A previsão informava que não haveria vento e acabou entrando de sul, constante”, disse Paradeda. Com dois segundos lugares, o Caballo Loco assumiu a vice-liderança, à frente de Katana Portobello e eCycle +Realizado, que vêm a seguir com mesma pontuação.

Classificação parcial da C30 após três regatas

1 – Caiçara (Marcos Cesar): 1+3+1 = 5 pontos perdidos

2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+2+2 = 7 pp

3 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 4+1+4 = 9 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+4+3 = 9 pp

5 – Kaikias C-Tank (Rafael Pariz): 6+5+5 = 16 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz): 5+6+6 = 17 pp