Vela – Recife – Kahena Kunze “É gratificante e especial para mim. Depois dos Jogos Olímpicos, eu percebi que, além da medalha, a gente ganhou muitos fãs…”

Kahena Kunze e Javier Torres.

Kahena Kunze e Javier Torres.

Martine Grael e Kahena Kunze mais uma vez estão entre as melhores do mundo. O Campeonato Mundial das classes 49er FX e 49er terminou neste sábado (2), na cidade do Porto, em Portugal, com as brasileiras de novo no pódio. As atuais campeãs olímpicas desta vez ficaram com a medalha de prata, com 39 pontos perdidos, atrás somente das dinamarquesas Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen (30 p.p.) e à frente das neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech (49 p.p.). Enquanto Martine Grael retorna para  o time   do barco  AkzoNobel que participa da Volvo Ocean Race. Kahena aterriza em Recife, Pernambuco.  A parada   brasileira da medalhista foi na  na clínica de vela principal competição de Vela Jovem do calendário nacional, no Cabanga Iate Clube, em Recife.

Slide1

Não vai faltar inspiração para os 75 velejadores de oito estados que disputam a Copa da Juventude 2017 a partir desta terça-feira (5), no Cabanga Iate Clube (subsede Maria Farinha), em Recife. Os atletas inscritos na principal competição de Vela Jovem do calendário nacional tiveram nesta segunda-feira (4) a oportunidade de conhecer a campeã olímpica Kahena Kunze. E o estímulo não poderia ser maior: a velejadora levou a medalha de ouro da classe 49er FX que conquistou, ao lado de Martine Grael, nos Jogos Rio 2016.

“É gratificante e especial para mim. Depois dos Jogos Olímpicos, eu percebi que, além da medalha, a gente ganhou muitos fãs. Para mim é importante poder inspirar a garotada e estar aqui ajudando, da mesma forma como outros atletas me ajudaram”, afirmou Kahena.

“É fundamental esse convívio de atletas olímpicos com os mais jovens, para compartilhar nossa experiência e ajudar no que for preciso. É nisso que temos que focar agora: ajudar as crianças a encontrar as classes em que elas têm o melhor biotipo para velejar e desenvolver uma boa base”, disse Kahena.

Outra grande atração no Cabanga foi a presença do espanhol Javier Torres, técnico de Martine e Kahena nos Jogos Rio 2016 e responsável pela preparação dos velejadores da Equipe Brasileira de Vela nas classes 49er e 49er FX. O treinador interagiu com os meninos e meninas que vão competir na Copa da Juventude e aproveitou para ressaltar quais são as principais qualidades para um atleta que sonha fazer uma campanha olímpica na vela.

“Para mim, é a vontade de trabalhar e querer melhorar. Sem dúvida. É a determinação para chegar a um objetivo. Se tem disciplina, melhor”, resumiu Javi Torres, que vai ministrar durante a Copa da Juventude um curso em Planejamento Esportivo para técnicos da Vela Jovem.

COPA DA JUVENTUDE COMEÇA NA TERÇA-FEIRA

A Copa da Juventude será realizada na Região Nordeste pela primeira vez e é organizada em conjunto pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, pela Federação Pernambucana de Vela e pela Confederação Brasileira de Vela, que tem patrocínio máster do Bradesco, patrocínio da Energisa para o projeto da Vela Jovem, e apoio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte.

O campeonato será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude em Sanya (China), em dezembro. As primeiras regatas estão marcadas para terça-feira, dia 5, com disputas previstas nas seguintes classes:

  • 29er (Masc. e Fem.);
  • 420 (Masc. e Fem.);
  • Laser Radial (Masc. e Fem.);
  • RS:X (Masc. e Fem.);
  • Hobie Cat 16 (Aberto).

A Copa da Juventude está em sua 24ª edição e é a principal competição do calendário de Vela Jovem do Brasil. Faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade idealizado pela CBVela com o objetivo de oferecer oportunidade para novos velejadores trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram campeãs mundiais na categoria júnior, na classe 420, em 2009.



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>