Vela – Itajai -Volnei Morastoni, veste literalmente a camisa da equipe Itajaí Sailing Team

 

Itajai Sailing Team

Itajai Sailing Team

 

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, veste literalmente a camisa da equipe Itajaí Sailing Team e se compromete a apoiar a vela em Itajaí

A equipe do Itajaí Sailing Team (IST) participou na sexta-feira, 30, de reunião com o prefeito Volnei Morastoni, o secretário de Turismo Evandro Neiva e o diretor de rendimento da Fundação Municipal de Esporte e Lazer Célio Amorim, onde apresentou as propostas de ações para a atividade em Itajaí. Entre elas a participação do time embaixador de Itajaí no Stopover Itajaí da Volvo Ocean Race e a inclusão da cidade no calendário brasileira do vela, com a realização de um campeonato anualmente na cidade.

Durante o Stopover Itajaí a ideia é que o barco saia para receber os veleiros que estarão chegando, faça saídas com autoridades, patrocinadores e convidados, acompanhe as regatas In-Port e a Volvo Academy. Já a competição de vela em Itajaí deve ocorrer no segundo semestre deste ano e ganhou o apoio e adesão da Marina Itajaí. Deve integrar o calendário nacional, assim como a Regata Marejada.

“O Itajaí Sailing Team é um dos poucos, se não o único time de vela brasileiro que leva o nome do município onde está sediado. Tem acumulado sucessivos bons resultados e promove sua cidade sede em toda a costa brasileira”, disse o coordenador do IST, Gastão Furlin, ao apresentar os velejadores da equipe ao prefeito.

 

Reunião 05

“Promovemos o nome de Itajaí em todos os eventos nos quais participamos sem qualquer apoio governamental. O IST é custeado totalmente com recursos de patrocinadores da iniciativa privada”, complementa o capitão Marcelo Gusmão Reitz. “Se Itajaí já era conhecido pela Volvo Ocean Race no cenário da vela, hoje é ainda mais conhecido pelos resultados que o Itajaí Sailing Team vem acumulando”, acrescenta.

Em resposta, Volnei Morastoni disse que a realização da terceira parada da Volvo no município coroa a vocação náutica de Itajaí, mas que é um evento de grandes proporções que tem começo, meio e fim. “Mas no rastro disso precisa ficar o resgate e o incentivo à atividade náutica e, com certeza, o Itajaí Sailing Team terá um importante papel nesse processo”, afirmou o prefeito.

Com a realização da Volvo Ocean Race, agora a ideia é de que usemos isso para um calendário de vela no município e o Itajaí Sailing Team está incluído nisso, inclusive com o apoio e usando da expertise do velejador Torben Grael, que é o embaixador do Stopover Itajaí”, disse Evandro Neiva, afirmando esperar contar com o apoio do IST nessa jornada.A conversa entre os velejadores e autoridades de Itajaí foi realizada na sala de reuniões do Midia Centre montado para a realização da Volvo Ocean Race e na sequência as autoridades visitaram o veleiro que leva o nome do time. “Essa reunião inaugurou o nosso Midia Centre”, destacou o secretário de Turismo.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí. O barco usado é o veleiro que leva também o nome do Itajaí Sailing Team, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano.


 

Fonte: Joca Bagio