Vela – Angra dos Reis – Pajero e Rudá São Campeões Brasileiros de ORC E IRC

IMG_0454_1500x1000

O Brasileiro de ORC e IRC terminou neste sábado na Ilha Grande, em Angra dos Reis, com a realização de apenas uma regata, de percurso longo, com 16,15 milhas, contornando a laje de Mangaratiba e outras duas boias. No final do dia o Rudá, de Mario Martinez, foi o grande vencedor da IRC, enquanto o Pajero, de Eduardo Souza Ramos, ficou com o título na ORC. Nas subdivisões, o Crioula ficou com o título da ORC A, o Maestrale da ORC B, o Rudá da IRC I e o Asbar IV da IRC II.

“Hoje foi especialmente difícil. Na largada o vent caiu muito e quase não conseguimos largar. Achamos que tínhamos perdido o campeonato, mas o vento foi aumentando no decorrer da regata e fomos conseguindo nos recuperar. O campeonato foi muito gostoso, à beira do mar, pé na areia… Não é uma raia viciada, foi um campeonato justo. Parabéns para a ABVO por ter feito um campeonato inteiramente realizado por ela”, disse Mario Martinez, que é 2º Vice-Comodoro da entidade.

“Fizemos uma boa média de resultados. Não arriscamos muito, formos conservadores e somamos menos ponto. A tripulação fez um bom trabalho, o barco estava rápido, bem trabalhado no rating, o que nos coloca em uma posição favorável. Como somos os mais rápidos podemos tomar as decisões antes dos adversários. O campeonato foi excelente, com seis regatas diferentes, não teve raia viciada.. fechamos com chave de ouro. Estamos muito contentes. Estamos em um ano muito bom, vencemos o Circuito de Floripa, a Semana de Vela e agora o Brasileiro”, disse André Fonseca, o Bochecha, tático do Pajero.

Velejadores estrangeiros prestigiaram o evento:

Neste sábado dois velejadores estrangeiros participaram da competição. Alexander Monat e Keith Pool estão velejando pelo mundo, saíram da África, passaram pelo Caribe e estão de passagem pela Ilha Grande. Os dois embarcaram no Saravah e no Cherne e puderam curtir o último dia de regatas.

“Ontem estávamos ancorados em Palmas, vimos os barcos passando e ficamos curiosos e com vontade de velejar. Hoje pela manhã viemos navegando até o Abraão, quando encontramos os barcos ancorados e acabamos conseguindo embarcar para correr a regata”, disse Alexander.

O Brasileiro de ORC e IRC é organizado pela ABVO, com patrocínio da Mitsubishi e apoio da CBVela, Marinha do Brasil, ICRJ, Quantum Sails, North Sails, B&G, Harken, Nautisport, Riostar.


Fonte – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>