Triathlon: Paranaense representa o Brasil no Mundial em Gold Coast

Foto: Flavio Pérez/On Board Sports

Foto: Flavio Pérez/On Board Sports

Atleta da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento disputa a categoria Júnior neste sábado (15), com principais nomes da nova geração mundial do esporte.

Gabrielle Lemes, atleta da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, representará o Brasil no Mundial de Atletismo em Gold Coast, na Austrália.

Após oito etapas ao longo do ano, a grande final reúne mais de mil atletas de 30 países, a partir desta quarta-feira (12). A paranaense entra na disputa da categoria Júnior no sábado (15), às 11h30 (22h30 de sexta no Brasil).

E deve enfrentar um desafio de alta velocidade na distância sprint, com 750m de natação, 20km de bike e 5km de corrida.

Este será o primeiro Mundial de Triathlon de Gabrielle Lemes, uma das mais jovens entre as 57 atletas Júniors, com apenas 16 anos. Apesar da pouca idade, ela acumula resultados impressionantes, como a inédita medalha de ouro para o Brasil no Sul-Americano de Triathlon, na sua categoria.

Apenas nos últimos meses, Gabrielle enfrentou dois grandes desafios internacionais, com alguns dos principais nomes mundiais da nova geração do esporte: o Pan-Americano, disputado em junho em Brasília, e a seletiva americana para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Salinas (EQU), em julho.

”Sempre esperamos o melhor dela, mesmo não tendo se preparado especificamente para esta prova. Confiamos num excelente resultado, com muita garra e confiança até a linha de chegada”, destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

O foco já está voltado para a temporada 2019, com uma preparação especial montada para Gabrielle Lemes, uma das mais promissoras atletas da nova geração do triathlon no Brasil.

“Neste segundo semestre, pensamos em algo diferente para ela. Estamos planejando melhorar sua performance na natação, modalidade em que ela tem mais dificuldade, até porque nada há apenas três anos. Apostamos na Gabrielle por conta da sua atitude, caráter e dedicação. Ela se esforça muito para alcançar seus objetivos”, conta Ricardo.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná.

Na nova equipe, os dez atletas selecionados passam a receber uma ajuda de custo mensal e são direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.