Três barcos já confirmados para a próxima edição da Volvo Ocean Race

0
309

cad

 

Governo do Estado de Santa Catarina assinou a liberação dos R$ 4,7 milhões para a realização da regata no Brasil com a medida a cidade de Itajaí está oficializada para partir da Regata Volvo Ocean Race. A previsão da largada vai ocorrer em outubro na cidade espanhola de Alicante, sede da organização do evento. Esta é a terceira vez que Itajaí é a única na América do Sul a receber uma parada da regata volta ao mundo. Com a ação a economia local pode repetir o ganho da edição anterior – um incremento de 100 milhões e um público de 350 mil pessoas, público, considerado o maior entre as etapas do evento durante 41 anos de competição.

A segunda parada da regata   na cidade portuária foi destaque não somente no número de público, hospitalidade como a organização da Volvo Ocean Race concedeu a Itajaí o prêmio “Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012”, pelos projetos de sustentabilidade desenvolvidos na parada brasileira, que ocorreu no litoral catarinense.

Adilson Pacheco
Adilson Pacheco

Faltando 254 dias para a largada em Alicante até o momento dos oito barcos previstos só foi anunciado três – o último foi o espanhol Mapfre que ainda não divulgou sua tripulação. Na edição passada a bordo estavam juntos o espanhol Iker Martinez e o catarinense André Fonseca. Iker participa neste momento da Equipe Movistar  na regata Vuelta a Mallorca  promovida pelo Real Club Náutico de Palma  e Bochecha do 28º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Os outros dois barcos são Dongfeng, barco chinês que retorna para uma segunda edição comandado pelo francês Charles Caudrelier. Um detalhe a China marca pela quarta vez sua participação na regata e terá duas paradas asiáticas: Hong Kong e Guangzhou.  O primeiro barco anunciado foi o novato

AkzoNobel que leva o nome da empresa global de tintas e revestimentos sediada em Amsterdã e terá o local velejador Simeon Tienpont no comando da equipe.

Os barcos devem navegar três vezes mais pelos mares do sul do que na prova passada.  O percursos da regata é de 45,000 milhas náutica; com paradas prevista em 12 cidades e navegando por três três oceanos e mais o oceano antártico.