Trânsito – Espirito Santo – Programa Volvo de Segurança: Empresa Pedra Branca Transportes zera acidentes

 

Divulgação

Divulgação

 

O cenário de acidentalidade foi mudando com ações simples a partir da implantação da Campanha Zero Acidentes na empresa. “Em 2015, quando registramos 13 acidentes com nossos veículos, conheci o conceito Zero Acidentes da Volvo, por meio de um seminário promovido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Desde então, tem sido uma inspiração para nós em todos os sentidos”, afirma Paulo Alves Ferreira, diretor administrativo financeiro da empresa.

 

A empresa Pedra Branca Transportes, da cidade de Ibiraçu (ES), mostra como atingiu a meta de zerar o número de acidentes com seus veículos após conhecer e se inspirar no conceito Zero Acidentes da Volvo. Só em 2015, a empresa registrou 13 acidentes. Em um ano, uma série de ações mudou decisivamente o cenário da transportadora.

Na campanha desenvolvida pela Pedra Branca há o contato individual com todos os motoristas da empresa a fim de conscientizá-los sobre os temas de maior risco no trânsito, além da adesivagem dos caminhões com o selo da iniciativa. “Conseguimos sensibilizar os nossos motoristas sobre a importância da segurança e obtivemos o comprometimento de cada um deles no que diz respeito à direção segura”, explica Ferreira. Cada caminhão trafega com o adesivo no qual está escrito: “Campanha Zero Acidentes. Faça parte você também, eu já faço”. Além disso, dentro da cabine há um lembrete sobre a família que está esperando por ele em casa.

 

Divulgação

Divulgação

Outro ponto fundamental no sucesso da Pedra Branca é o cumprimento à risca da Lei 13.130, a “lei do descanso”, que regulamenta o tempo de trabalho de motoristas de veículos de carga. Os motoristas são orientados a não exceder a jornada de trabalho estipulada, bem como cumprir os descansos determinados. A manutenção dos veículos é criteriosa e há um rigoroso acompanhamento dos discos de tacógrafos, um dos pontos essenciais na gestão da segurança.

 

Slide4

   “O exemplo da Pedra Branca mostra que independente do tamanho da operação da empresa é possível implementar uma gestão efetiva voltada a segurança, estabelecendo metas ousadas como o Zero Acidentes. Se todos seguirem esse exemplo, não só a empresa, mas toda a cadeia de transporte e a sociedade são beneficiadas”, comenta Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).

Além das vidas poupadas, a empresa Pedra Branca comemora também os ganhos financeiros já obtidos, com o não agravamento no valor das apólices de seguro, além da economia de valores antes gastos com consertos dos veículos ou com cargas destruídas. Além disso, não são perdidas horas de trabalho com veículos parados.

Esse ano, a empresa está comemorando 15 anos de fundação e um ano da Campanha Zero Acidentes. “Aqui, adotamos uma nova forma de trabalhar, valorizando a vida acima de tudo”, finaliza Paulo Ferreira, que é também um dos quatro sócios da empresa. Antes disso, ele atuou como motorista de caminhão pelas mesmas estradas hoje percorridas por seus funcionários.

Slide1

A empresa Pedra Branca Transportes atua entre o Espírito Santo e todos os estados do Nordeste transportando ração animal, insumos siderúrgicos e louça sanitária, além de cerâmica e matéria-prima para sua produção. São 49 funcionários, sendo 30 motoristas de caminhão. As rotas dos motoristas são consideradas bastante perigosas, principalmente no sul da Bahia, onde há ainda o medo de assaltos e roubos.

Engajamento

Para engajar os públicos estratégicos e transportadores, o PVST está promovendo, desde 2014, debates sobre os desafios do transporte comercial, publicando materiais que ajudam a planejar e desenvolver ações que reduzam riscos de acidentes nas rodovias; além de programas de capacitação de motoristas como o Transformar, que desenvolve comportamentos seguros por meio do gerenciamento de riscos.

   Visão Zero Acidentes

A visão Zero Acidentes foi lançada pelo Grupo Volvo na Europa em 2012, e adotada no Brasil em 2013. Tem como ideal de futuro zerar o número de acidentes envolvendo veículos do grupo. Com base no pressuposto de que a perda de vidas é inaceitável, é considerada uma filosofia voltada para o planejamento de ações de segurança viária de longo prazo.




 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>