Team Mussulo 40 Angola Cables larga na Atlantic Cup Partners

 

Team Mussulo 40 Angola Cables, formado pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo brasileiro Leonardo Chicourel, larga neste sábado, 26, na regata Atlantic Cup/Adilson Pacheco

Team Mussulo 40 Angola Cables, formado pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo brasileiro Leonardo Chicourel, larga neste sábado, 26, na regata Atlantic Cup/Adilson Pacheco

Após um período de treinamento intenso com a coach e experiente velejadora Pip Hare, o Team Mussulo 40 Angola Cables, formado pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo brasileiro Leonardo Chicourel, larga neste sábado, 26, na regata Atlantic Cup. Trata-se da mais longa prova de barcos a vela no Atlântico Ocidental e a mais difícil dos Estados Unidos.

“Fizemos treinos com a Pip, de Antigua a Charleston e tivemos a oportunidade de aprender muito com ela, além da vela, mas também com questões como funcionamento do barco, distribuição de peso, etc. Apesar de não termos um barco de última geração, ele está bem preparado para esta prova”, explica José Guilherme Caldas, comandante do Mussulo 40 e único angolano a participar da competição.

A sexta edição da Atlantic Cup terá início em Charleston, Carolina do Sul. Serão 1.008 milhas náuticas no mar. Equipes formadas apenas por duplas competirão em um primeiro trecho, de Charleston a Nova York. Após uma breve parada voltam para disputar uma segunda etapa para Portland, no Maine, onde a regata termina no fim de semana de 10 de junho.

“É uma prova de três fases. Nas duas primeiras vamos em dupla e na terceira, outros três tripulantes se juntarão a nós. Na primeira perna da regata, de Charleston a Nova Iorque, devemos pegar vento a favor embora a previsão para os próximos dias seja de instabilidade. Serão 650 milhas que devemos concluir em dois ou três dias. A segunda perna, de Nova Iorque para Portland, tem 350 milhas e é considerada mais dura por ser uma região que te expõe mais a mudanças de intensidade e direção de vento e isso pode interferir na duração da prova”, completa Leonardo Chicourel, Skipper do Mussulo 40 e único velejador brasileiro a competir na regata.

Parceiro oficial – A Angola Cables será o parceiro Oficial da regata Atlantic Cup. A multinacional de Telecom, que patrocina o Mussulo 40, nomeará a linha de chegada da Leg One e a linha de partida da Leg Two, está em Nova York.

N Ação especial – Antes da largada da Atlantic Cup, a dupla do Mussulo 40 participou de um encontro especial, com cerca de 600 crianças da região de Charleston, que foram até a marina para falar e aprender mais sobre preservação dos oceanos e sustentabilidade. A visita ao Mussulo 40 proporcionou uma ideia desta relação com o meio ambiente. Não faltaram curiosidades sobre como é a vida a bordo, como os velejadores se alimentam, como funciona a questão do banheiro e o que fazem quando está chovendo.