Sustentabilidade – Onu Meio Ambiente, Sebrae e Embrapa lançam edital para projetos de inovação na cadeia produtiva de grãos

0
482
Grãos de soja. Foto: Jonas Oliveira/ANPr
Grãos de soja. Foto: Jonas Oliveira/ANPr

 

Em iniciativa inédita, startups e empreendedores de todo o país poderão participar de edital para projetos de inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva de grãos, fruto de parceria entre ONU Meio Ambiente, SEBRAE e EMBRAPA. O lançamento do edital, que selecionará ideias inovadoras e sustentáveis para o setor, ocorrerá nesta sexta-feira (16), às 17h30, no estande do SEBRAE na “open area” (área de acesso gratuito) da Campus Party Brasília.

Em iniciativa inédita, startups e empreendedores de todo o país poderão participar do edital “Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos”, fruto de parceria entre ONU Meio Ambiente, SEBRAE e EMBRAPA.

O lançamento do edital, que selecionará ideias inovadoras e sustentáveis para o setor, ocorreu sexta-feira (16), às 17h30, no estande do SEBRAE na “open area” da Campus Party Brasília.

“A parceria é inovadora. Por um lado, estimula o empreendedorismo de startups voltado ao agronegócio, por outro, abre uma nova perspectiva de mercado em prol da sustentabilidade, com o desenvolvimento de soluções ecoinovadoras para a cadeia produtiva de grãos, tão importante para a economia nacional”, destaca a diretora técnica do SEBRAE, Heloisa Menezes.

O edital vai selecionar 20 propostas, sendo dez que ainda não tenham sido colocadas em prática (categoria ideias) e dez voltadas para startups que já estão em operação (categoria startup).

As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhoras socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução no uso defensivos químicos, eficiência no uso dos recursos hídricos, conservação do solo e soluções corporativas.

Para a ONU Meio Ambiente, a EMBRAPA e o SEBRAE são parceiros que trabalham seriamente para o desenvolvimento do país, apoiando dois segmentos fundamentais para a economia brasileira: a agropecuária e os pequenos negócios.

“No âmbito da Agenda 2030, estamos determinados a trabalhar para proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos recursos naturais e de medidas urgentes sobre a mudança climática — que traduzem o escopo do ODS 12, desafio ambicioso, mas factível, que só pode ser alcançado se nos unirmos: Nações Unidas, governos, sociedade civil e setor privado”, destacou Regina Cavini, oficial de programa da ONU Meio Ambiente.

Como parte do processo de seleção, os projetos escolhidos disputarão um desafio realizado durante o “Camp de Ecoinovação Agrotech” no município de Londrina (PR).

O primeiro colocado da categoria startup receberá passagens aéreas de voo internacional, matchmaking com investidores em potencial e mentorias com um ou mais especialistas de EMBRAPA, SEBRAE e/ou ONU Meio Ambiente.

A equipe vencedora da categoria de ideias participará da CASE (Conferência de Startups e Empreendedorismo), que será realizada em São Paulo, em outubro de 2017, além de contar com matchmaking e mentorias.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até dia 16 de julho, pelo Portal do SEBRAE: www.sebrae.com.br/desafioagrotech