Solidariedade – Saúde – Educadores Físicos são destaque no projeto Famílias do Instituto em Ação

 

Aula adultos (Divulgação)

Aula adultos (Divulgação)

 

 

Profissionais ajudam crianças em tratamento de câncer infantil à ter melhor qualidade de vida. Criado há 3 anos, o projeto “Famílias do Instituto em Ação”, do Instituto Ingo Hoffmann, tem como grande aliado o profissional educação física, profissão que comemora seu dia neste 1º de setembro. São 2 profissionais qualificados que desenvolvem exercícios lúdicos e recreativos para crianças em tratamento de câncer.

“Trabalhamos com jogos e brincadeiras adaptadas como jogos de raciocínio lógico, velocidade de pensamento, algumas atividades simples para trabalhar um pouco de lateralidade e coordenação motora, como jogos de tabuleiro, desenhos, entre outros. O principal objetivo é imergir as crianças e adolescentes em momentos de descontração, diversão e socialização. A recreação também auxilia no enfrentamento da doença. O ato de “brincar” remete a situações cotidianas em que as mesmas se encontravam antes do início do tratamento”, comenta a professora Jessica Deraco.

Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento, o projeto “Famílias do Instituto em Ação” age de forma integrada com a família das crianças e jovens, oferecendo atividades para seus acompanhantes aliviarem o stress em um momento tão delicado como a doença.

“Muitos passam a noite no hospital e os exercícios físicos auxiliam e previnem dores lombares, nos joelhos, entre outros sintomas. Oferecemos aulas de musculação, ginástica localizada, abdômen, alongamento, aulas de dança, caminhada e corrida. É um momento em que os acompanhantes se distraírem e interagirem com os demais moradores do Instituto, e que também aproveitamos para destacar a importância deles estarem bem, fisicamente e mentalmente, para um melhor enfrentamento da doença”, explica Eloina Lemos, também professora do projeto.

O Instituto – O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que leva o nome do piloto, um dos maiores do automobilismo nacional. Fundado em 2005, o instituto tem a missão de oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e suas respectivas famílias. Em parceria com o Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial no tratamento do câncer infantil, o Instituto Ingo Hoffman é responsável pelo projeto Casa da Criança e da Família, que abriga as crianças em tratamento intensivo e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Instituto proporciona todo o suporte necessário para as crianças, como acompanhamento individual, emocional, além de oferecer um espaço que, além da moradia, inclui ampla área para interação, realização de eventos e atividades esportivas.

Ingo Hoffmann é uma das referências do automobilismo brasileiro, com passagens pela Fórmula 1 e Stock Car. Começou a correr em 1972 e teve passagens por categorias europeias, F-3 e F-2, até chegar a Fórmula 1, em 1976, pela equipe Fittipaldi Copersucar. Em 1979, na primeira temporada da categoria, estreou na Stock Car, onde detém 12 títulos, 76 vitórias e 60 pole positions. No ano de 2004, sagrou-se vice-campeão do Rally dos Sertões, a maior e mais difícil prova Off-Road da América Latina. Em 2006, foi bicampeão brasileiro de Rally Cross Country Categoria Protótipo e vice-campeão geral.


 

Fonte: Flávio Perez


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>