Semana de Vela de Ilhabela começa com atrações gratuitas para o público no mar e em terra

0
559
Estrutura do Race Village no Centro da Ilha /Marco Yamin / Sectur Ilhabela
Estrutura do Race Village no Centro da Ilha /Marco Yamin / Sectur Ilhabela

Race Village, instalado no Centro histórico da cidade, oferece passeios de escuna, shows, visita a navio, exposições, cinema, feira literária, palestras e acompanhamento virtual das regatas. Maior evento náutico da América Latina terá 120 barcos e mil velejadores. Regatas começam neste sábado (21)

Ilhabela  – A 45ª Semana de Vela de Ilhabela é o principal evento náutico da América Latina, reunindo 120 barcos e cerca de mil tripulantes para sete dias de disputas nas águas do litoral norte paulista, a partir deste sábado (21). Contudo, engana-se quem pensa que as atividades ficarão restritas ao mar. Com investimento de R$ 4 milhões, a cidade construiu um espaço de convivência para atender não só aos velejadores, mas seus familiares, convidados e turistas, sem esquecer dos moradores locais. O Race Village funciona desde o dia 7, no Centro Histórico, e seguirá até o dia 29, com atrações como passeios de escuna, visita a um navio da Marinha do Brasil, shows, exposições, sessões de cinema, feira literária, palestras e a tecnologia para acompanhamento virtual das regatas em tempo real, em um painel de LED. E o melhor, tudo grátis.

Beto de Jesus (esporte), Márcio Tenório (prefeito) e Ricardo Fazzini (turismo)  /Marco Yamin / Sectur Ilhabela.
Beto de Jesus (esporte), Márcio Tenório (prefeito) e Ricardo Fazzini (turismo)
/Marco Yamin / Sectur Ilhabela.

“Entendemos a importância de Ilhabela como a capital nacional da vela e a necessidade de investimento para fazer da Semana de Vela um acontecimento não só esportivo, mas também social e cultural. O reflexo da gama de atividades no Race Village aparece não só na satisfação de turistas e moradores, mas também em dados palpáveis. Os números do primeiro final de semana do mês náutico, quando promovemos a 45ª Semana de Monotipos, apontam 90% de ocupação da rede hoteleira e oito mil pessoas em trânsito na ilha. Nossa expectativa é bater os 50 mil visitantes e arrecadar R$ 100 milhões para a cidade até o final de julho”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

O envolvimento da administração municipal com a Semana de Vela de Ilhabela vai além da organização do evento náutico e do Race Village. O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, vai integrar a tripulação do Kaikias na competição da classe C30, cujo comandante é o secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus. O prefeito da cidade, Márcio Tenório, também vai para o mar. Ele vai velejar no Zorro, barco da classe IRC tripulado por velejadores do município.

Com o objetivo de aumentar a participação do público, a prefeitura criou ações como o Hospitality Boat, uma escuna que levará as pessoas para acompanhar as disputas no mar. O serviço é gratuito, começa a funcionar neste sábado e seguirá diariamente até o próximo sábado (28). A embarcação zarpa do Píer da Vila, sempre às 11h. Mas quem ficar em terra também poderá acompanhar as regatas. Um telão instalado no Race Village mostrará a evolução dos barcos em tempo real (por meio de localização monitorada por satélite). Além disso, um locutor especializado em vela explicará cada detalhe das provas ao público presente no Centro Histórico de Ilhabela. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smarphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18.

Semana de Vela de Ilhabela começa com atrações gratuitas para o público no mar e em terra Show do Paralamas do Sucesso na segunda (23)/Divulgação / Estudio 3
Semana de Vela de Ilhabela começa com atrações gratuitas para o público no mar e em terra
Show do Paralamas do Sucesso na segunda (23)/Divulgação / Estudio 3

A abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela será nesta sexta-feira (20), às 20h, com direito a apresentação da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval. Antes do evento oficial, o público assistirá a um show envolvendo arte, música, tecnologia de vídeo com conteúdo 3D, performance interativa, luzes e fogos de artifício. As regatas começam no sábado (21), a partir das 11h10, com a de longo percurso, a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. Antes, às 10h, no canal de São Sebastião, ocorrerá o desfile dos 120 barcos inscritos na competição.

Apoio da Marinha do Brasil – Os moradores de Ilhabela, região e turistas terão a oportunidade de conhecer o NSS Felinto Perry, navio de socorro submarino equipado para apoio ao mergulho, combate a incêndio e resgate. Ancorado próximo ao Centro Histórico, estará aberto para visitação neste domingo (22) e segunda-feira (23), das 13h30 às 16h. Para garantir entrada na embarcação de guerra é preciso retirar uma pulseira de acesso no estande da Marinha instalado no Race Village.

Mais atrações no Race Village – O espaço instalado no Centro Histórico de Ilhabela recebe visitantes desde a manhã até a noite. E quando a luz do sol dá lugar aos raios da lua, o Race Village ganha um brilho diferente com variados shows musicais. Neste final de semana, se apresentam a banda Tom Cats (sábado) e Serial Funkers (domingo), sempre a partir das 20h.

O palco do Race Village seguirá agitado também na próxima semana. Entre as atrações mais aguardadas da agenda cultural de Ilhabela em julho estão a banda Os Paralamas do Sucesso, que se apresenta na segunda-feira (23), a partir das 20h. Outro nome de peso na programação é Diogo Nogueira, que cantará dia 27.

Palestras – Informação de qualidade também integra a programação do Race Village. No sábado, o paraquedista Luigi Cani aborda o tema “Você Pode Voar”. No dia seguinte, domingo, é a vez do navegador Amyr Klink falar sobre suas “Expedições”. Ambas as palestras têm início às 18h30 e o evento com o paraquedista Cani integra a programação da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela que, como o próprio nome indica, divulga e vende livros com a temática outdoor.

Além do palco para shows e espaço para palestras, o Race Village conta ainda com estandes destinados ao turismo, esporte, reunindo fotos históricas de Marco Yamin, media center, além da Marinha do Brasil e Feira Literária de Aventura de Ilhabela.

Cinema – A sala de projeções repete o sucesso do ano passado e recebe público de todas as idades. O cinema do Race Village apresenta lançamentos mundiais e campeões de bilheteria nacionais e internacionais. Em função da parceria com a Paris Filmes, são exibidos títulos como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos’, entre outros. A entrada é grátis e as sessões começam nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50 e 21h10.

Exposição – Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h.

Informações turísticas no Race Village /Marco Yamin / Sectur Ilhabela
Informações turísticas no Race Village /Marco Yamin / Sectur Ilhabela

Ecologicamente correto – Ilhabela sabe fazer festa, mas não descuida da ecologia. Um dos estandes instalados no Race Village é do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos. Isso porque permite substituir até 100% dos copos descartáveis por reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados. As pessoas podem comprar copos ou ‘alugá-los’, pagando um caução para receber o dinheiro de volta na devolução.

Outra atividade com pegada ecológica foi o Projeto Estação de Moda Sustentável, que apresentou roupas confeccionadas com material reciclado. A passarela do Race Village contou com a presença da modelo e atriz Ellen Rocche e o desfile foi ao som de Maurício Gasperini e banda, com a participação do cantor Toni Garrido. Todos os modelos usaram roupas feitas a partir de retalhos de tecidos com a técnica de patchwork. O projeto tem um estande, no Race Village, para venda de peças desenvolvidas pelas costureiras e artesãs das comunidades tradicionais caiçaras.

Mês de atividades náuticas – Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante todo o mês de julho. No primeiro final de semana, foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE

De 6 A 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 20 – sexta-feira

18h – Boletim Meteorológico

20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval.

 

Dia 21 – sábado

10h – Desfile dos barcos participantes da Semana de Vela, no Píer da Vila

11h10 – Largada da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra “Você Pode Voar”, com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Show do Tom Cats

 

Dia 22 – domingo

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra ‘Expedições”, com o navegador Amyr Klink

20h – Show do Serial Funkers

Dia 23 – segunda-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “6 Hard Xpeditions – uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas”, com os exploradores Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo.

20h – Os Paralamas do Sucesso

Dia 24 – terça-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia

20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

 

Dia 25 – quarta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch

20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado

18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 – Domingo

18h – Show do Cesar Medina Music

20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 21 a 28

45ª Semana de Vela Ilhabela

 

Dia 21

10h – Desfile dos barcos da Semana de Vela, no Píer da Vila

11h10 – Largada da regata Alcatrazes por Boreste

11h20 – Largada da regata Renato Frankenthal

11h30 – Largada da regata Ilha de Toque-Toque por Boreste

Dias 22 a 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 – Regata com largada às 12h30

Dias 21 a 27

Campeonato Brasileiro da Classe C30

 

Dias 23 e 24

Ilhabela Cup

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)

Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

CERIMÔNIAS NO RACE VILLAGE

Dia 20

20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 24

20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 27

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA

Dia 20 – sexta-feira

10h – Homem das cavernas

12h – Nada a perder

14h20 – Baseado em fatos reais

16h30 – Somente o mar sabe

18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos

21h10 – Eu só posso imaginar

 

Dia 21 – sábado-feira

10h – Extraordinário

12h – Um perfil para dois

14h20 – Assim é a vida

16h30 – O que te faz mais forte

18h50 – Bom comportamento

21h10 – Por trás dos seus olhos

 

Dia 22 – domingo

10h – My little pony: O filme

12h – Como se tornar o pior aluno da escola

14h20 – Uma família feliz

16h30 – Malasartes e o duelo com a morte

18h50 – O castelo de vidro

21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos

 

Dia 23 – segunda-feira

10h – Detetives do prédio azul

12h – Uma família de dois

14h20 – Somente o mar sabe

16h30 – Teu mundo não cabe nos meus olhos

18h50 – Eu só posso imaginar

21h10 – A morte de Stalin

 

Dia 24 – terça-feira

10h – Homem das cavernas

12h – Nada a perder

14h20 – Assim é a vida

16h30 – O que te faz mais forte

18h50 – Por trás dos seus olhos

21h10 – Baseado em fatos reais

 

Dia 25 – quarta-feira

10h – My little pony: O filme

12h – Como se tornar o pior aluno da escola

14h20 – Extraordinário

16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos

18h50 – Bom comportamento

21h10 – Um perfil para dois

 

Dia 26 – quinta-feira

10h – Uma família feliz

12h – Detetives do prédio azul

14h20 – Malasartes e o duelo com a morte

16h30 – Uma família de dois

18h50 – O castelo de vidro

21h10 – A morte de Stalin

 

Dia 27 – sexta-feira

10h – Homem das cavernas

12h – Nada a perder

14h20 – Baseado em fatos reais

16h30 – Somente o mar sabe

18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos

21h10 – Eu só posso imaginar

 

Dia 28 – sábado-feira

10h – Extraordinário

12h – Um perfil para dois

14h20 – Assim é a vida

16h30 – O que te faz mais forte

18h50 – Bom comportamento

21h10 – Por trás dos seus olhos

 

Dia 29 – domingo

10h – My little pony: O filme

12h – Uma família feliz

14h20 – Como se tornar o pior aluno da escola

16h30 – Malasartes e o duelo com a morte

18h50 – O castelo de vidro

21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos

 


Fonte – Doro Jr. ZDL


Ihabela