São Paulo – Brasileiro faz história e vence pela primeira vez Volta à Ilha de Key West nos Estados Unidos

0
419

 

Foto -Lucas Rodrigues
Foto -Lucas Rodrigues

 

Marcos Campos, nadador de Taubaté, coloca o Brasil no alto do pódio da Travessia considerada Top12 das Américas

Marcos Campos O ultramaratonista aquático Marcos Campos fez história neste sábado, 18 de junho de 2016. O nadador de Taubaté se tornou o primeiro brasileiro a vencer a Volta à Ilha de Key West, travessia considerada Top12 das Américas! O percurso de 12,5 milhas (aproximadamente 20km) em Florida Keys, conjunto de ilhas paradisíacas situado à 3 horas de Miami (EUA), ainda é pouco explorado por estrangeiros, mas, nos últimos anos, tem chamado a atenção de fãs da natação em águas abertas tanto pela beleza do local, como pelo desafio de superar as altas temperaturas próximo ao Trópico de Câncer. À poucos dias do início do verão no hemisfério norte, a temperatura do mar estava batendo em 31°C e sensação térmica do ambiente chegou à 40°C. Cair na água nessas condições definitivamente não é nada refrescante.

“A prova foi um pouco mais dura do que pensava, especialmente no final. Mas deu pra liderar praticamente do começo ao fim. Ao contrário de muitos, me sinto muito bem nadando em águas quentes. Procurei buscar os revezamentos, que saem 7 minutos antes. Isso foi me motivando. terminei muito cansado, mas feliz por ter alcançado meu objetivo principal, que era concluir a prova”, conta o atleta de 32 anos.

Apesar de ser sua primeira prova nas águas da Flórida, Marcos conseguiu também superar o resultado de seu treinador, Samir Barel, vice-campeão do desafio em 2013 (3h51min44). O tempo foi um pouco acima do feito pelo tutor, 3h59min, mas a sensação de concluir sua segunda travessia no Atlântico Norte – a primeira foi no México em 2014 – e levar a bandeira do Brasil ao topo do pódio foi única. “Valeu a pena, a equipe que me acompanhou foi show de bola, essencial para ajudar na hidratação e a não deixar o ritmo cair. Prova extremamente quente, mas em meio a beleza natural incrível! Águas cristalina, vários peixes, visual sem irado. Primeiro ouro internacional.”

A Volta à Ilha de Key West é organizada pela Florida Keys Community College (FKCC) e chancelada pela Federação Mundial de natação em águas abertas (WOWSA).

Marcos Campos tem 32 anos e é natural de Taubaté. Apaixonado pela natação em águas abertas desde 2008, é tricampeão e atual recordista da 14 Bis (24km), a mais tradicional travessia aquática do Brasil. Em 2013, foi Top-10 na maior travessia do planeta, a Hernandárias-Paraná (Argentina, 88K) e encarou algumas provas do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, principal circuito de longa distância da modalidade. Atualmente o paulista está em busca de novos desafios e percursos, visando divulgar a maratona aquática e seus benefícios.


*EDIÇÃO DA REDAÇÃO/ EDITORIAL EDITION
*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
Facebook: https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
Issuu: https://issuu.com/regatanew_sc
http://www.dailymotion.com/adilson-pacheco1
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/adilson-pacheco-6337a24a