São Paulo: 1º Fórum Técnico Alvenaria com Blocos de Concreto

0
344

 

cssx

 

Encontro vai reunir arquitetos, projetistas, consultores, construtoras e fornecedores de materiais e equipamentos para discutir ajustes e adequações da alvenaria estrutural com blocos de concreto à norma NBR 15575, de Desempenho das Edificações. O fórum acontecerá no dia 8 de março de 2017, quarta-feira, das 14h às 17h, no Centro de Treinamento da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), situado na av. Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo-SP.

Com a entrada em vigor da Norma de Desempenho (NBR 15.575/2013) e da revisão das normas de alvenaria (NBR 15.961/2011), há muitos pontos que precisam ser estudados e aperfeiçoados de forma integrada pela cadeia produtiva da construção civil. Para isso, as entidades integrantes do Sistema Unificado de Qualidade (ABCP, BlocoBrasil e Sinaprocim), em parceria com diversas outras entidades que congregam profissionais e empresas do projeto, como a Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), de construção (SindusCon-SP – Sindicato da Construção do Estado de São Paulo) e Abai (Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas), criaram o 1º Fórum Técnico – Alvenaria com Blocos de Concreto.

Esse fórum pretende reunir arquitetos, projetistas, consultores, construtoras e fornecedores de materiais e equipamentos – tais como lajes, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas, revestimento, acabamento e equipamentos – que integram os sistemas de alvenaria estrutural e de vedação.  A base para essa discussão envolvendo todos os intervenientes na construção de alvenaria com blocos de concreto, estruturais ou de vedação, está na exigência da Norma de Desempenho de atendimento pelo elemento parede dos requisitos estabelecidos nessa NBR 15.575. Antes, a preocupação da cadeia produtiva era apenas de atendimento às exigências das normas específicas de cada componente (produto) isoladamente.

Como a Norma de Desempenho exige a avaliação de sistema de vedação vertical, ou seja, as paredes, sejam elas estruturais ou não, é preciso reunir todos os intervenientes no sistema parede, desde os fabricantes de blocos de concreto, de argamassa, de esquadrias, projetistas de arquitetura, de estrutura e de instalações e representantes de construtoras e entidades qualificadoras de mão de obra. “Isto para que, juntos, busquemos aperfeiçoar os produtos existentes ou criar novos, para que, aplicados na alvenaria, consigam atender, da melhor forma técnica e econômica, às exigências de desempenho em relação a questões importantes da norma, como o desempenho térmico e acústico, de estanqueidade, de resistência contra o fogo, entre outras”, explica o engenheiro Ramon Barral, presidente da BlocoBrasil, associação que congrega os maiores fabricantes brasileiros de blocos de concreto.