Samir Barel abre temporada 2017 na maior maratona aquática do mundo

0
525

 

flA

Conquistador da Tríplice Coroa participa pela terceira vez da Travessia Santa Fé-Coronda, na Argentina. Samir Barel está pronto para o primeiro desafio de 2017. Neste domingo (5), o nadador representa pela terceira vez o Brasil na tradicional Travessia Santa Fé – Coronda (Argentina), prova que abre o Grand Prix de Águas Abertas da FINA (circuito mundial com provas acima de 10k). A maratona aquática no Rio Coronda também é conhecida como a maior travessia em águas abertas do planeta devido a alta metragem (57km) e já tem mais de 50 anos de história.

“Faz uns 2 meses que estou me preparando pra essa prova, não tirei férias nessa época de festas (natal e ano novo), apenas reduzi um pouco o volume dos treinos. Assim, estou me sentindo muito bem, tanto fisicamente como psciologicamente. Estou muito motivado. Como é começo de ano a prova serve como um estímulo para os desafios da temporada, focando principalmente no do lago Bodensse, marcado para o mês de agosto. Serão 64km no lago que passa na divisa entre Alemanha, Suíça e Austria, e a previsão é nadar por mais ou menos 20 horas”, destacou Samir.

Na estreia da prova em 2013, Samir alcançou o Top 10 na classificação geral e na segunda participação as condições climáticas impediram o término do percurso. “Na primeira vez não conhecia bem a prova, então esperava um resultado melhor, mas concluí o trajeto. Na segunda vez, já com o percurso reduzido para segurança dos atletas, a organização decidiu suspender a prova com 2h40min devido a uma tormenta que se aproximava do local, mas eu estava entre os quatro primeiros colocados e concluí até onde foi permitido. Dessa vez a previsão do tempo parece que vai ajudar, o rio também não está tão cheio, espero fazer uma boa natação.”

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que envolve as 3 maiores travessias de águas abertas do mundo (Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia noturna do Canal da Catalina, ambas nos Estados Unidos, além da temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o Monte Everest das águas abertas). Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade de conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, interagir com a natureza, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.