RIO GRANDE DO SUL – VELA – CAMPEÕES DO 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DA JUVENTUDE DE VELA E DO 39º SUL BRASILEIRO DE OPTIMIST  SERÃO DEFINIDOS SEXTA, 17

0
451

 

Claudio Bergman
Claudio Bergman

 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DA JUVENTUDE DE VELA

As duas competições, organizadas em conjunto pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e pelo Clube dos Jangadeiros, reúnem cerca de 150 jovens velejadores de todo o país no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, e terão amanhã o último dia de regatas.

 

 

O 1º Brasileiro Interclubes, que começou na terça-feira (14) e conta com atletas de mais de dez clubes do País, a definição é para os medalhistas nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.) e 29er (Masc. e Fem.). O campeonato, do qual participam velejadores de até 18 anos, serve de preparação para o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, que acontece em dezembro. A competição também entrou em 2017 na programação do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio-2020.

Após três dias de competição – ontem, quarta-feira (15), as regatas não aconteceram devido a pouco vento – a classificação ficou assim: na CLASSE 29er, em 1º lugar está a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Iam Paim, em 2º, Tiago Monteiro e Vinícius Pereira, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, e na 3ª colocação está a dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, também do Jangadeiros; na CLASSE LASER em 1º lugar, Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, 2º lugar, João Emilio Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros e em 3º lugar, Nicolas Mueller, do Veleiros do Sul; a CLASSE 420, tem na liderança Gabriel Lopes e João Antonio, do Veleiros,seguidos de Letícia da Silva e Joana Ribas, também do Veleiros. No 3º lugar, estão José da Silva e Samer Kayali, do Iate Clube Veleiros da Ilha.

 

39º SUL BRASILEIRO DE OPTIMIST

O 39º Sul Brasileiro de Optimist reúne velejadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e teve hoje, quinta-feira, seu primeiro dia de regata, já que ontem, também pelo pouco vento, os atletas não competiram. As categorias são Veteranos e Estreantes, divididas em Geral, Mirim (Masc. e Fem.), Infantil (Mas. e Fem.) e Juvenil (Masc. e Fem.). Além da premiação individual, haverá um reconhecimento do melhor estado e da melhor flotilha do campeonato.

Os resultados, depois desse primeiro dia, ficaram assim:

VETERANOS – liderando, Tadeu Rioja, do Yatch Clube Santo Amaro, na 2ª posição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, e em 3º lugar, Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

ESTREANTES – em 1º lugar, Milena Holler, do Veleiros do Sul; em 2º lugar, Felipe Fraquelli, Do Veleiros e em 3º, Anderson Severo, do Iate Clube Lago Itaipu.

No Optimist, os atletas estão em água aguardando as condições de vento para iniciar a competição.




 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE HOBIE CAT 14 e 16 – BRASCAT 2017

Paralelo, está acontecendo o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017, que vai até sábado (18), reunindo mais de 80 velejadores.

Na classe Hobie Cat 16, as últimas regatas prometem uma disputa emocionante. Depois de seis regatas, a diferença da dupla primeiro colocada, André Henriques e Juliana Baino, dupla da Paraíba, para a terceira, os cearenses Daniel Azevedo e Francisco Souza, é de apenas quatro pontos. Em segundo lugar estão Felipe Frey e Ícaro Da Macena, do Rio Grande do Sul.

No Hobie Cat 14, os três primeiros colocados são de Santa Catarina: em primeiro, o atleta Adam Mayerle, que se mantém líder, seguido de Eduardo da Silva. Na terceira posição, Gustavo de Souza.

Entre as mulheres, um destaque especial: a dupla Karoline Bauermann, do Jangadeiros, e Marcela Mendes, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, conquistaram o primeiro título brasileiro feminino na classe Hobie Cat 16.



 

Fonte: Neiva Mello