Regata – Semana de Vela de Ilhabela 2017 decide os campeões neste sábado

 

Divulgação

Divulgação

 

Sete das oito classes seguem indefinidas. O Rudá é o campeão antecipado na IRC

As regatas finais da Semana de Vela de Ilhabela 2017 serão disputadas neste sábado (15), no litoral norte paulista. O resultado está em aberto em praticamente todas as oito categorias inscritas no evento. A previsão do tempo indica ventos de intensidade fraca (5 a 9 nós) na direção Leste. Se as condições se mantiverem, as provas deverão ser realizadas mais uma vez na Ponta das Canas.
O evento já tem matematicamente um campeão! Nesta sexta-feira (14), o Rudá confirmou o prognóstico para a IRC e garantiu o bi antecipado entre 16 veleiros da classe. A tripulação de Guilherme Hernandez venceu quatro das sete regatas e não tem como mais ser alcançada, nem mesmo com a entrada do descarte do pior resultado.
”O barco está bem acertado e regulado, a tripulação é a mesma durante quatro anos. O Rudá anda melhor com vento acima de 10 nós. Tivemos essas condições praticamente todos os dias e a gente conseguiu desempenhar bem”, disse Guilherme Hernandez. ”É um barco para todas as condições, que serve tanto para passear no verão quanto para correr regata”.
O Rudá também foi campeão Sul-Americano com esse resultado. O evento acumula os pontos da Semana de Vela de Ilhabela e do Circuito Atlântico Sul de Punta del Leste (Uruguai).
A briga mais acirrada segue na ORC com três barcos podendo ser campeões: Pajero (16 pontos perdidos), Angela Star (17) e Crioula (18,5). ”As regatas da classe ORC estão muito equilibradas e pegadas. O formato das provas facilita a competitividade entre as equipes”, contou Francisco Siemensen, timoneiro do Angela Star IV. ”Temos que velejar nossa regata e andar pra frente no sábado. No rating cada um precisa fazer sua regata e o nosso desafio é andar melhor sempre”.
O vencedor da regata de percurso do dia foi o Crioula. O Pajero assumiu a liderança após ficar em segundo lugar nas últimas duas provas.
Mais sobre a sexta-feira
Na Bico de Proa Aa decisão está entre Bacanas IV e Bravo, com um ponto de diferença entre eles. Na divisão B, Cambada 1 abriu quatro pontos de vantagem sobre o Jambock e em vantagem para o sábado. Já na Clássicos RGS, o Turuna e Áries III empatam com oito pontos.
Entre os HPE25, o Ginga abriu 12 pontos de frente, mas não pode ser declarado campeão, já que são 20 barcos na raia e a organização pode fazer até três provas no dia, assim como nesta sexta-feira. Na C30 e HPE30, os líderes são Caiçara e Phoenix Mad Max, respectivamente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>