REGATA MAREJADA CHEGA A 12ª EDIÇÃO COM PERCURSO ENTRE FLORIANÓPOLIS E ITAJAÍ

0
289

vela


Texto:
Associação Brasileira de Veleiros de Oceano


 

O ano está chegando ao fim, assim como a competição de vela em Florianópolis. Com isso, a competição tende a ficar mais acirrada e um dos grandes motivos está no fato de duas das principais competições serem justamente as últimas do calendário: Regata Marejada e a Volta à Ilha.

Chegando a sua 12ª edição, a Regata Marejada, marcada para esse sábado (11), é um evento com percurso livre entre Jurerê e Itajaí, porém que exige uma boa tática das equipes. Além disso, outro ponto que engrandece muito esse evento é justamente o local da chegada das embarcações. Nos últimos anos, Itajaí se caracterizou como uma das principais cidades náuticas do mundo, recebendo não só a Marejada, mas eventos globais como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, considerada duas das maiores competições de vela oceânica do mundo.

Com presença das classes C30, ORC, RGS e Início/Retorno, a largada da 12ª Regata Marejada acontece na Sede Oceânica do Iate Clube de Jurerê, em dois horários. A partir das 10h largam os barcos mais lentos, enquanto os mais velozes iniciam o trajeto às 11h. Conforme consta no Aviso de Regatas, o percurso é livre e a chegada acontece próximo à Ponta das Cabeçudas.

Ponto alto do final de semana, a chegada dos velejadores também merece destaque, uma vez que as tripulações são recebidas por milhares de pessoas que prestigiam a tradicional festa de Itajaí. Em 2015, a equipe da casa – Itajaí Sailing Team – foi o Fita Azul da Regata Marejada, sendo ovacionada pelo público que lotou o espaço na Vila da Regata.

Além disso, a Regata Marejada é o nono e penúltimo evento da temporada 2016, sendo a etapa que antecede a Volta à Ilha, maior competição de vela oceânica de Santa Catarina. Sendo assim, a competição entre Florianópolis e Itajaí é a última oportunidade para as tripulações fazerem os ajustes finais para a grande competição do ano, que acontece no dia 10 de dezembro.