Portos – Itajaí – Draga chinesa Xin Hai Niu irá desassorear o canal do Rio Itajaí-Açu

0
512

 

foto 1

 

A draga que irá desassorear o canal do Rio Itajaí-Açu já está em Itajaí –  para restabelecer a profundidade de 14 metros prejudicada desde setembro de 2015 devido às fortes chuvas no período. A dragagem ocorrerá nos próximos quatro meses e está orçada em R$ 38.811.334,37, em recursos liberados em janeiro pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil em compromisso assumido pelo Ministro Maurício Quintella na visita ao Porto de Itajaí.

A embarcação possui 134,4 metros de comprimento, 28 metros de largura e 6,5 metros de calado, foi construída em 2009 e já opera em Itajaí desde 27 de abril. A draga Xin Hai Niu pertence a empresa China Communications Construction Company Limited – CCCC Shangai Dredging Co. Ltda contratada pela DTA ENGENHARIA, empresa responsável pelo contrato com o Governo Federal.

A draga chinesa Xin Hai Niu ancorou na manhã de segunda-feira, (08) no Píer Turístico de Itajaí Guilherme Asseburg para apresentar a estrutura do navio e tripulação. A cerimônia reuniu o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o Vice-Governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o Superintendente do Porto de Itajaí, Eng. Marcelo Werner Salles.

Serão dragados cerca de quatro milhões de metros cúbicos de entulhos para que se recuperem os 3 metros de profundidade no rio. Os trabalhos afetam diretamente a atracação de navios no Complexo Portuário de Itajaí ao possibilitar que os navios que aqui já atracam transportem maior volume de carga além da atracação de navios maiores. A obra também beneficia na prevenção de cheias, já que o Rio Itajaí-Açu é o responsável pela vazão das águas em toda bacia.

foto 2

“Estamos esperando desde setembro e outubro de 2015 para dispor dessa dragagem de recuperação. Ela é de vital importância para todo o nosso complexo, de nosso Porto Público e para os demais terminais”, destacou o Prefeito Volnei Morastoni. “E ainda precisamos garantir junto às esferas federal e estadual uma draga de manutenção da profundidade e outra que estenda os trabalhos até os terminais na extensão do rio.”, completou.

O vice-governador do Estado de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira avaliou a importância da dragagem em virtude do potencial do município. “Itajaí é hoje um dos carros que puxa o desenvolvimento de nosso estado”. Para o superintendente do Porto de Itajaí, o engenheiro Marcelo Werner Salles a dragagem visa “garantir a condição de operacionalidade de nosso porto como continuidade de nosso trabalho”.

Para o engenheiro Pedro Gabriel Villaça “a DTA Engenharia se orgulha de ser a responsável por essa obra, de suma importância para a infraestrutura nacional.”



 

comercial-revisado-708x1024