Mobilidade – Suécia – Balsa elétrica BB Green recebeu o prêmio de melhor sistema elétrico e híbrido de propulsão do ano

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A balsa elétrica BB Green, da empresa Green City Ferries, recebeu o prêmio de "Melhor sistema elétrico e híbrido de propulsão do ano" na feira de produtos náuticos Electric & Hybrid Marine World Expo Conference de 2017, que aconteceu na Holanda. Primeira embarcação totalmente elétrica com tecnologia ASV (que utiliza ar para diminuir o atrito da embarcação com a água), o BB Green é fruto de uma colaboração entre várias empresas, incluindo a Volvo Penta, que forneceu as hélices propulsoras.

A balsa elétrica BB Green recebeu o prêmio de melhor sistema elétrico e híbrido de propulsão do ano

O quarto prêmio anual Electric & Hybrid Marine Awards aconteceu em Amsterdã. O júri foi composto pelos principais especialistas, acadêmicos e jornalistas especializados no setor náutico de todo o mundo, que prestaram homenagens aos melhores engenheiros do mundo e seus produtos inovadores no setor de embarcações elétricas e híbridas.

O BB Green é usado como uma balsa com capacidade para até 99 passageiros que circula nas vias aquáticas da região da cidade de Estocolmo. A filosofia da empresa sueca Green City Ferries é a produção de embarcações elétricas rápidas, silenciosas e com zero emissão de carbono como uma alternativa de transporte sem impacto no meio ambiente. Entre as preocupações da empresa estão a preservação dos ecossistemas marinhos e a melhoria da qualidade do ar para os passageiros.

“O BB Green não é apenas a balsa elétrica do ano, mas também representa o futuro. Acredito que a criação de um melhor transporte público para o futuro deveria ser uma preocupação de todos”, defende Hans Thornell, presidente da Green City Ferries.

A primeira balsa elétrica para transporte de passageiros

Projetada pelo estaleiro Effect Ships International, a embarcação de 25 toneladas conta com o sistema ASV: uma hélice produz um bolsão de ar que reduz a fricção entre o casco e a água em 40% em comparação com uma embarcação convencional. Uma hélice centrífuga de entrada dupla e saída única foi instalada na proa do BB Green. O ar pressurizado produzido pelo equipamento permite que a embarcação atinja velocidades mais altas e use uma quantidade de combustível 40% menor do que os métodos de propulsão tradicionais. É a embarcação ASV mais rápida do mundo, além da primeira balsa elétrica usada para o transporte de passageiros. O BB Green atinge uma velocidade máxima de 30 nós (56 km/h) e pode ser operado em altas velocidades por 30 minutos.

 

Os dois motores elétricos da embarcação são alimentados por um sistema de armazenamento de energia com baterias de titanato de lítio que produz 200 kWh de potência. Para a operação diária, o objetivo é usar uma bateria que produza 500 kW, o que fornece uma autonomia de 26 km. A bateria da embarcação é recarregada em menos de 20 minutos. O sistema permite o uso de várias baterias únicas ou em conjunto, o que permite aumentar ou reduzir a capacidade facilmente conforme a necessidade. Além de possibilitar redundância total, essa configuração também permite que a embarcação seja personalizada para todos os ambientes de uso náutico. Além disso, a bateria é conectada a uma nuvem on-line para o monitoramento dos dados, permitindo que a operação seja otimizada.

“Com esse sistema de armazenagem de baterias, fomos pioneiros da criação de um sistema de propulsão adaptável. Isso demonstra para outras empresas de transporte público que é possível ter uma embarcação como a nossa, personalizadas de acordo com as necessidades delas. E um solução com um sistema integrado de forma vertical.”

O desempenho do BB Green fica ainda mais potente com as duas hélices de propulsão da Volvo Penta.

“Usamos tecnologia de última geração, e as hélices da Volvo Penta são uma parte importante do design do BB Green”, acrescenta Thornell. “Nossa embarcação é uma opção promissora para o transporte diário de passageiros em vias aquáticas, pois ela atinge uma velocidade viável e tem zero emissão.”

Liderando o futuro do transporte público

A Volvo Penta teve a satisfação de participar do projeto do BB Green nos testes de viabilidade do trem de força totalmente elétrico. A empresa forneceu sua tecnologia mais avançadas de hélices de propulsão e o sistema Controle Eletrônico de Embarcação (EVC) como contribuição para o protótipo da embarcação. As hélices e o sistema EVC são conectados aos motores elétricos e fornecem dados de desempenho e experiência prática sobre a operação da balsa totalmente elétrica para o transporte de passageiros.

“O reconhecimento recebido pela embarcação BB Green nos incentiva ainda mais”, afirma Johan Wästeräng, diretor de produtos marinhos da Volvo Penta. “Nosso foco atual é validar os benefícios para os consumidores possibilitadas pelas tecnologias atuais e futuras. Esse é um dos motivos que valorizamos a participação em um projeto como o BB Green.”

Ele adiciona: “Vemos a tecnologia híbrida como um passo adiante no setor de produtos náuticos. Estamos em uma busca constante para fornecer soluções inovadoras. A participação em um projeto que recebeu um dos prêmios internacionais mais desejados do setor mostra o investimento que estamos fazendo no transporte do futuro.”