Mobilidade – Ilha de Santa Catarina – Evento debate relação de Florianópolis com o mar domingo

0
368
Divulgação
Divulgação

O Projeto Travessia se instala a partir deste domingo (29) às margens da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, com um amplo debate sobre mobilidade urbana. O evento é organizado pelo grupo de trabalho de Cidades e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), com patrocínio do CAU/SC. A programação começa às 9h e vai até às 19h.

O público encontrará uma estrutura montada de materiais reaproveitados no deck do restaurante Pier 54 e poderá conferir uma mostra de trabalhos de arquitetos e estudantes, com bate-papos e diversas outras atividades ligadas ao tema na Pioneira da Costa, na cabeceira continental da ponte.

Aberto ao público e gratuito, o evento marca a terceira etapa do Projeto Travessia promovendo ações que fortalecem e exploram formas de resgatar a relação da cidade de Florianópolis com o mar. Além da interação com a estrutura do projeto, será promovida uma série de travessias marítimas entre as áreas insular e continental da baía-norte, painéis sobre arquitetura e cidade, tour guiado, apresentações musicais e food park. Ao longo do dia a Comcap fará atividades sobre conscientização ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos para todas as idades.

“Queremos convidar a população a sugerir ideias e compartilhar opiniões a respeito de como promover melhorias na relação da cidade com o mar e mobilidade urbana”, afirma Tatiana Filomeno, presidente da AsBEA/SC. Para participar deste debate, basta que os interessados escrevam suas sugestões e depositem dentro das garrafas plásticas que compõe a estrutura do projeto. Os proponentes aconselham o público a comparecer a pé, de bicicleta ou transporte público, pois não haverá estacionamento oficial e as opções são mais de acordo com a proposta da iniciativa.

Apoiam o evento o Movimento Traços Urbanos, Grupo VIA, Centro Sapiens, IPUF, Prefeitura de Florianópolis, Pier 54, Portobello Shop, SecBoats, Santa Rita, Iate Clube Veleiros da Ilha, IAB SC, Ponto do Pão, Mercado São Jorge, Allume, JP Arquitetura, FATe, Floripa Va’a, Bambu Guaru, ACMR, Andaime Soluções em Acesso e Floripa em Movimento.

Programação

Abertura: 9h

Passeio de canoa havaiana: entre 10h e 12h

Travessia Ilha – Continente – Ilha

Horários: 10h – 12h – 14h- 16h

10h – Tour sobre a História da Ponte Hercílio Luz, incluindo desembarque na Pioneira da Costa

12h – Palestra do Arquiteto Nelson Teixeira – “Cidades e as bordas de água”. Local: Pioneira da Costa

14h – Palestra da Arquiteta Dulce América de Souza – “Florianópolis e sua relação com o mar”. Local: Pioneira da Costa

16h – Tour sobre a História da Ponte Hercílio Luz, inclui desembarque na Pioneira da Costa

Encerramento: 18h – show musical com MPB.


Fonte: adjorisc