Meio ambiente – Alicante – Volvo Ocean Race e ONU juntas na preservação dos oceanos

 Alicante stopover. Ocean Summit. Photo by Pedro Martinez/Volvo Ocean Race.


Alicante stopover. Ocean Summit. Photo by Pedro Martinez/Volvo Ocean Race.

 

A cidade espanhola sediou o primeiro encontro promovido pela Volvo Ocean Race e as Nações Unidas para coletar informações importantes visando a preservação dos oceanos.

Flávio Perez

A cidade espanhola sediou, nesta quarta-feira (18), o primeiro encontro promovido pela Volvo Ocean Race e as Nações Unidas para coletar informações importantes visando a preservação dos oceanos. Ao todo serão sete encontros – chamados de Ocean Summit – entre cientistas, representantes governamentais, empresas e entidades esportivas com tema exclusivo sobre a saúde dos mares e a poluição através dos resíduos de plástico. Um dos barcos da Volvo Ocean Race, o Turn the Tide on Plastic (Portugal) leva a mensagem para todo mundo.

Alicante stopover. Ocean Summit. Photo by Pedro Martinez/Volvo Ocean Race.

Alicante stopover. Ocean Summit. Photo by Pedro Martinez/Volvo Ocean Race.

Além da mensagem, todos os sete veleiro da edição de 2017-18 enviarão dados dos oceanos a cada 10 segundos, incluindo temperatura, pressão barométrica, velocidade do vento e direção. Essas informações serão repassadas ​​aos cientistas da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) e do Centro Europeu de Previsão do Tempo. Isso contribuirá para previsões meteorológicas mais precisas.

Em segundo lugar, durante as quatro etapas mais isoladas da regata, todos os veleiros transportarão bóias equipadas com comunicação via satélite para transmitir informações sobre as águas.

A equipe de Turn the Tide on Plastic, montada pela britânica Dee Caffari, transportará instrumentos a bordo para testar salinidade, CO2 dissolvido, Chlorophyll-a (algas), e pela primeira vez, os microplásticos, diretamente na água do mar em torno deles.

“A Volvo Cars orgulha-se de apoiar o Volvo Ocean Race Science Program e de ajudar a melhorar a nossa compreensão sobre a saúde dos oceanos”, disse Niklas Kilberg, gerente sênior da Volvo Cars para a sustentabilidade. “Este projeto inovador significa que os barcos não estão apenas navegando em uma competição esportiva de alto nível, mas também estão realizando pesquisas científicas”.

“Ao coletar dados das partes mais remotas dos oceanos, eles estarão enviando informações vitais que podem ser usadas para ajudar a melhorar a saúde marinha, o crescente problema da poluição do plástico”.

   Apoio da Espanha

O governo espanhol declarou apoio à campanha da ONU. Como a 14ª maior economia do mundo, a declaração da Espanha é um impulso significativo para a campanha global entidade, que agora conta com 32 estados membros.

“Nos últimos seis anos, estamos desenvolvendo uma nova estratégia marítima espanhola, e um dos principais objetivos é lidar com lixo nos oceanos”, disse Raquel Orts Nebot, diretor-geral de Sustentabilidade do governo local. “Por isso, eu confirmo que a Espanha está se juntando à Campanha da ONU Clean Seas, com o objetivo de apoiar esta iniciativa global e contribuir para o seu impacto em todo o mundo”.

Chefe do meio ambiente da ONU, Erik Solheim, disse: “O envolvimento da Espanha nesta campanha envia uma mensagem importante na região do Mediterrâneo e no mundo. Nossos oceanos são fundamentais para nossa sobrevivência, que devemos fazer tudo o que pudermos para protegê-los “.

O prefeito de Alicante, Gabriel Echávarri, prometeu que não haveria garrafas de plástico em qualquer evento promovido pelo executivo. Ele também anunciou uma campanha de educação sobre plástico em todas as escolas da cidade.

Wendy Schmidt, presidente da The Schmidt Family Foundation e co-fundadora da 11th Hour Racing, disse à Ocean Summit que os oceanos estão “sob ataque”. ”E nós estamos aqui para defender os oceanos”.

Outras cúpulas da Ocean Summit estão programadas no decorrer da Volvo Ocean Race 2017-18, que começa no domingo, 22 de outubro, com a etapa entre Alicante e Lisboa




 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>