Mato Grosso – Sustentabilidade – Prédio brasileiro vence em duas categorias do Breeam Awards

0
571

fort

Cuiabá (Mato Grosso) –  O prédio brasileiro do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018, na noite de terça-feira (6), em Londres:  melhor edificação sustentável na categoria Novas Construções em Uso da América; e melhor prédio sustentável da premiação, eleito pelo voto popular digital.

Antes de anunciar o CSS como vencedor nas duas categorias, o mestre de cerimônia ressaltou que, nesta edição da premiação, a grande novidade não era da Europa ou da Ásia, mas se tratava de um prédio inspirado na sabedoria dos povos da Amazônia. Também foi destacado o papel do Sebrae no Brasil. “A atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade é singular, devido àsua atuação junto aos pequenos negócios, enquanto instituição que fomenta e promove educação para empresas e é referência no Brasil”, comentou Orivaldo Barros, diretor de relações internacionais da Building Research Establishment (BRE), responsável pelo prêmio.

O projeto arquitetônico do Centro foi baseado na sabedoria e conhecimento ancestrais dos povos do Xingu, é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutor em habitações indígenas brasileiras. Esta foi a quinta edição da premiação e a primeira vez em que uma edificação da América Latina chegou à etapa final. Ao todo concorreram 68 prédios certificados pelo selo Breeam da Europa, Ásia e Américas.

A solenidade de entrega do prêmio ocorreu, na noite de terça-feira (6), no London’s Excel Centre, em Londres. A etapa final da premiação integrou a programação do Ecobuild 2018, o maior evento de construção sustentável do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE), realizado nesta semana.

Esta instituição britânica fundada, em 1921, é também responsável pelo selo Breeam, o mais antigo de sustentabilidade do mundo, criado em 1990, que está presente em mais de 70 países e já certificou mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes, entre novos e antigos.

A BRE é referência em construções sustentáveis no mundo, pois desenvolve projetos de vanguarda e totalmente inovadores, está sempre pesquisando novos materiais, resíduos, reciclagem, processos, etc Esta instituição conta com um time de cientistas da construção, que se dedicam à criação de soluções para habitações e edificações em geral do Reino Unido e de outros países.

“Estes dois troféus representam o reconhecimento internacional ao nosso trabalho, ao nosso compromisso com a vida e ao nosso respeito aos povos ancestrais da América. É uma demonstração inequívoca sobre o que o Sebrae faz e sua capacidade de transformar o país.  Esta conquista sinaliza que estamos no rumo certo e que a sustentabilidade é um caminho sem volta para todos, empresários, empreendedores, cidadãos e consumidores”, declara José Guilherme Barbosa Ribeiro, idealizador do Centro e diretor-superintendente do Sebrae MT.

Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, Suênia Sousa, gerente do CSS, e o arquiteto Portocarrero representaram o Centro na solenidade.

O que é o CSS

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade e está localizado junto ao Sebrae MT, em Cuiabá (MT). Sua missão é produzir e distribuir conhecimento para todas as unidades do Sistema Sebrae, visando o atendimento de empresários e empreendedores em sustentabilidade.

Todas as ações do Centro objetivam estimular o ingresso dos pequenos negócios (98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas), o quanto antes, na chamada “nova economia” ou “economia de transição”, que considera a sustentabilidade um dos eixos fundamentais, valorizando o equilíbrio entre os resultados econômicos, ambientais, sociais e culturais das atividades empresariais.

Laboratório

O prédio do Centro é um laboratório vivo de boas práticas da construção sustentável, inaugurado em maio de 2011, possui formato ogival como as casas xinguanas, exemplares em termos de arquitetura bioclimática e vernacular.

A edificação foi construída em concreto aparente, fachadas de vidro e possui vantagens e benefícios como: conforto térmico; aproveitamento máximo de luz natural; cobertura em duas cascas, que permite a refrigeração interna do prédio e a coleta de água de chuva – depois de filtrada é estocada para o uso na irrigação de jardim, lavagem de pisos e banheiros, etc

Na área posterior ao prédio, há uma estação de vermicompostagem que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e poda de árvores e plantas. O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

Dez estações interativas contam com conteúdos sobre vários temas (resíduos, agua, energia, consumo, etc), que fazem parte das visitas guiadas aos visitantes, que devem ser agendadas com antecedência.

Inovações

O processo de construção do CSS foi inovador, incluindo mão de obra feminina, reuso de resíduos (madeiras, pedras, etc) e o projeto se adaptou ao terreno em declive, evitando a terraplanagem e permitindo a preservação vegetal.

No subsolo há um auditório em formato de arena. As paredes são revestidas com resíduos de madeira como também o piso, contribuindo para uma acústica excelente.

Duas microusinas fotovoltaicas solares foram instaladas (45 kW e 75 kW), em maio de 2016, que tornaram o Centro 100% autossustentável e reduziu o consumo do Sebrae MT em 40%.


 

Fonte -Vanessa Brito -Centro Sebrae de Sustentabilidade