Lisboa eleita Anfitriã 2016 da The Tall Ships Races

0
357

 

Foro: JoaoFerrand
Foro: JoaoFerrand

 

 

 

APORVELA conquista prémio para Lisboa de Host Port Trophy 2016 na International Sail Training & Tall Ships Conference 2016.

A Aporvela conquistou no passado dia 25 de Novembro, em Halmstad, Suécia e no âmbito da conferência anual da Sail Training International, o prestigiado Host Port Trophy que visa destacar a cidade de acolhimento de uma Tall Ships Races que mais jovens faz embarcar nos grandes veleiros.

No total, a The Tall Ships Races Lisboa 2016 apoiou o embarque de 379 jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. Este número aumentou a representação portuguesa em quase 50% em relação à edição de 2012 e torna-se o número mais elevado de jovens alguma vez apoiados por uma cidade organizadora de uma Tall Ships Races, facto que deve merecer a maior atenção, sobretudo num quadro de valorização da economia azul e das carreiras profissionais ligadas ao Mar.

Este embarque foi realizado em 14 diferentes navios, nacionais e estrangeiros (Caravela Vera Cruz, NTM Creoula, Santa Maria Manuela, Summertime, Harfang Two, Sea Lion of London, 4Fun, Statsraad Lemhkhul, Gulden Leeuw, Atyla, Christian Radich, Morgenster, Alexander von Humboldt II, Tomidi), sendo ainda de destacar a presença de jovens cadetes da Marinha Portuguesa a bordo do NRP Zarco e NRP Polar que não foram contabilizados e de um número ainda maior de tripulantes portugueses que se encontravam acima dos 25 anos ou eram responsáveis a bordo das respectivas embarcações.

A Aporvela, proprietária da caravela Vera Cruz fez questão de participar nas etapas Lisboa – Cádiz e Cádiz – Corunha, destacando-se a presença de um grupo de jovens cientistas patrocinados e escolhidos pela Ciência Viva.

A Aporvela requisitou à Marinha Portuguesa o NTM Creoula para a realização de 4 viagens de treino de mar no âmbito da regata (Brest-Lisboa, Lisboa-Cádiz, Cádiz-Lisboa e Lisboa-Corunha).

Salienta-se também um grupo de 50 jovens da Escola Náutica Infante Dom Henrique que embarcaram no Santa Maria Manuela, igualmente requisitado pela Aporvela. Por fim, destacamos a candidatura e atribuição de fundos para 4 intercâmbios europeus no âmbito do programa Erasmus+ em que participaram 24 jovens, incluindo três jovens invisuais.

A The Tall Ships Races Lisboa 2016 teve impacto económico e mediático bem acima dos verificados na edição de 2012 o que posiciona a regata como os um dos maiores eventos de Lisboa no ano de 2016 e um dos maiores eventos náuticos de sempre em Portugal.

Sobre a Aporvela

Fundada em 1980 a APORVELA tem como objetivo promover a ligação dos portugueses com o mar e a preservação do património náutico nacional. Mantém uma especial ligação à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela – como o programa Jovens e o Mar – a bordo da Caravela Vera Cruz e de grandes veleiros que todos os anos participam nas Tall Ships Races. www.aporvela.pt

  Sobre a The Tall Ship Races

A The Tall Ship Races, iniciada em 1956, é uma competição que consiste numa regata de grandes veleiros, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, e que tem como missão promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

A regata é organizada a nível internacional pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus. A APORVELA é também responsável pela organização e realização náutica da escala da Tall Ships Races em Lisboa, sendo membro-fundador da Sail Training International e sua representante em Portugal.


Para mais informações, visite: http://tallshipslisboa.com/