Lazer – Blumenau – Corrida Insana vai invadir a cidade da Oktoberfest

0
376

8

Sucesso em 18 países, o evento esportivo é voltado para a diversão em família e não tem limite de idade. Circuito brasileiro da corrida repleta de obstáculos infláveis gigantes chega à cidade caterinense em setembro

Presente em 18 países e com participação de 13 milhões de pessoas no ano passado, a Corrida Insana chega ao Brasil em 2017. Como o próprio nome indica, a corrida promete ser uma loucura. E repleta de atrações. Serão 10 obstáculos infláveis gigantes espalhados por um circuito de 5 quilômetros, em um desafio que vai além de superar alguns escorregadores e pula-pulas. Mas não se engane. Apesar do formato de competição, o evento é destinado à família, do neto ao avô, com um único objetivo: diversão. Blumenau recebe uma etapa do evento no dia 3 de setembro, no Campus 1 da Uniasselvi.

Fábio Avelar, diretor técnico do Circuito Brasil de Corrida Insana, espera ver muita gente com sorriso no rosto em Blumenau. “O maior atrativo da Corrida Insana é, sem dúvida, a diversão. Trata-se de um evento de entretenimento, voltado para crianças e adultos, utilizando a corrida de rua como plataforma. Nossa fórmula é Corrida + diversão + família”, afirma o empresário, que confirma 18 etapas no segundo semestre deste ano, com previsão de reunir 60 mil pessoas no total.

As inscrições para a etapa de Blumenau já estão abertas e podem ser feitas no site do evento: http://www.corridainsana.com.br/ ou diretamente no link: http://www.corridainsana.com.br/evento/blumenau-sc/#inscricoes. Para quem quiser apenas acompanhar de perto as loucuras dos conterrâneos, o acesso á arena insana é grátis para espectadores. Espaço não vai faltar, pois o campus 1 da universidade possui um total de 18.773,48 metros quadrados construídos. Parceira da Corrida Insana em Blumenau, a Uniasselvi é a maior instituição privada de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, com 135 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância.

A etapa de Blumenau será a terceira da Corrida Insana no Brasil, mas o circuito ainda passará por Goiânia (19/8), Belo Horizonte (26/8), Ribeirão Preto (10/9), Sorocaba (17/9), São Paulo (23 e 24/9), Brasília (01/10), Campinas (08/10), Uberlândia (12/10), Juiz de Fora (15/10), Rio de Janeiro (22/10), Florianópolis (29/10), Curitiba (05/11), Porto Alegre (11/11), Joinville (15/11), Foz do Iguaçu (19/11), Londrina (26/11) e Vitória (17/12).

Crescimento para 2018 – Com investimento inicial de R$ 2 milhões, o licenciamento da Corrida Insana (Insane Infatable 5k, nome original) para o Brasil, primeiro país latino-americano a receber o evento, é de três anos. E os planos são grandiosos. Para 2018, a meta é dobrar o número de etapas, chegando a 36. “Vamos levar o circuito para as regiões do Norte e Nordeste que não foram contempladas nesse ano, devido ao curto espaço de tempo dessa primeira temporada, onde optamos pelas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, nas quais iremos oferecer novas etapas no calendário 2018”, informa.

Fabio Avelar revela que tanto os obstáculos como o know how serão importados diretamente dos Estados Unidos. “O nosso investimento é bastante significativo porque envolve uma logística de importação dos infláveis, compressores, motores, transferência de tecnologia, treinamento com a equipe americana, licenciamento da marca, publicidade, seguros, equipamentos de estrutura, entre outros”, informa o empresário, que complementa. “Temos um contrato de exclusividade no período de 36 meses. A cada 12 meses, faremos as trocas dos infláveis a fim de oferecer um novo circuito com novos desafios a cada temporada”.

A Corrida Insana é uma prova para todas as idades. A única exigência é que o participante tenha altura mínima de 1,05 metro de altura. No caso de crianças, o pai ou responsável deve acompanhar o menor na atividade. Como não tem caráter competitivo, é possível, inclusive, desviar de um ou outro obstáculo. Todos que cruzarem a linha de chegada recebem medalha de participação, que integra o kit do atleta, composto também por camisa oficial tecido tecno dry, bandana, sacola biodegradável e número de peito.

Todos são campeões – A mecânica da disputa da Corrida Insana privilegia a diversão e a segurança. Por isso, a prova não é cronometrada e as largadas são em ondas, favorecendo que famílias e grupos de amigos corram juntos e sem riscos de atropelos. “O público alvo é a família: crianças, adolescentes e adultos. O evento não tem caráter competitivo, mas participativo e de entretenimento. Não existe o campeão. Diria que um slogan que nos define é bem conhecido: ‘Somos Todos Campeões’”, analisa o empresário, lembrando que, dependendo do tamanho da cidade e do número de inscritos, a disputa pode ocorrer aos sábados e domingos ou somente aos domingos, ‘faça chuva ou faça sol’.

Criada nos Estados Unidos e sucesso em diferentes partes do mundo, a Corrida Insana começou a entrar na rota do Brasil quando Fabio e o sócio, Henrique Gomes, viram o poste do evento em um blog. “Achamos a proposta diferente de tudo que já ocorreu aqui no País. A partir disso, ficamos monitorando o evento nos EUA, seguindo as redes sociais e entendo melhor a mecânica das provas. No final de 2016, fomos participar de uma etapa na América para ter certeza como funcionava o evento. Depois disso, abrimos negociação com a empresa detentora da marca para licenciarmos o evento para o Brasil e América do Sul”, conta.

O Circuito Brasil de Corrida Insana tem organização tem organização da Insane Inflatable 5K, sediada nos EUA, com apoio da Uniasselvi.

 Conheça os obstáculos infláveis:

1 – LARGADA INSANA: a prova começa com o desafio de uma subida, seguida por um escorregador gigante.

2 – WAVERUNNER: é plano, mas cheio de lombadas e ondulações.

3 – MATTRESS RUN (Campo Minado): um teste para o equilíbrio e agilidade em um caminho cheio de buracos.

4 – BIG BALLS: Bolas gigantes surgirão à frente dos corredores e será preciso desviar.

5 – CRASH COURSE (Montanha): uma verdadeira montanha russa cheia de altos e baixos.

6 – PURE MISERY (no Sufoco): baseado nos manuais de treinamento militar, é um monstro de 30 metros de comprimento que testará força, agilidade, flexibilidade e resistência.

7 -WRECKING BALLS (Demolição): imagine bolas de demolição de prédios vindo na direção dos corredores. Ainda bem que são infláveis.

8 – JUMP AROUND: pular, saltar e descer resume este desafio.

9 – SLINGSHOT (Estilingue): o desafio é subir até o topo com a ajuda de uma corda e

escorregar.

10 – FINISH LINE: o ‘gran finale’ reúne um pouco de cada um dos obstáculos anteriores. É subir, pular e escorregar até a vitória.