Itajaí Sailing Tem disputa neste sábado a 50ª Regata Volta à Ilha e briga pelo campeonato da Copa Veleiros de Oceano

0
767

 

Itajaí Sailing Team (IST) se prepara para encerrar o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina com mais um troféu Fita Azul na 50ª Regata Volta à Ilha neste sábado/Foto: IST/Divulgação
Itajaí Sailing Team (IST) se prepara para encerrar o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina com mais um troféu Fita Azul na 50ª Regata Volta à Ilha neste sábado/Foto: IST/Divulgação

O Itajaí Sailing Team (IST) se prepara para encerrar o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina com mais um troféu Fita Azul na 50ª Regata Volta à Ilha neste sábado, 08, com largada na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), às 10h. A regata é a principal competição de vela oceânica do estado e vale como última etapa da Copa Veleiros de Oceano, da qual o time itajaiense de vela lidera na categoria IRC.

A Regata Volta à Ilha terá um percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 quilômetros, com largada em direção ao Sul da Ilha, terminando nas proximidades do Forte de Sant´Ana, próximo à Ponte Hercílio Luz, na Avenida Beira-Mar Norte. A regata é aberta às classes ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos. Sua primeira edição foi realizada no ano de 1969 e, desde essa data, é realizada anualmente pelo ICSC.

“A Regata de Volta à Ilha é um importante evento do calendário náutico de Santa Catarina e o IST não medirá esforços para obter mais um troféu Fita Azul e se consagrar campeão da Copa Veleiros de Oceano na categoria IRC”, diz o manager do time, Alexandre Antônio dos Santos. Nesta competição o barco do IST será comandado pelo experiente Marcelo Gusmão Reitz e terá como tático o velejador Edmundo Grisard. Tripulam ainda o veleiro do IST nesta disputa os velejadores Gastão Furlin Filho, Paulo Linhares, Antonio Sergio Medeiros, Vilnei Goldmeier, Fernando Ropelato, Marcos Sérgio Bechtold, José Irineu Silva e a velejadora mirim Brenda Furlin.

O IST navega com um veleiro Soto40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.


Fonte: Joca Baggio