Itaiai – Newport – Volvo Ocean Race : Menos de 1.500 milhas para decisão da oitava etapa

0
436
Leg 8 from Itajai to Newport, day 12 on board Brunel. Navigating weeds in the Sargasso Sea. 03 May, 2018./Sam Greenfield/Volvo Ocean Race
Leg 8 from Itajai to Newport, day 12 on board Brunel. Navigating weeds in the Sargasso Sea. 03 May, 2018./Sam Greenfield/Volvo Ocean Race

A oitava etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 está em seu estágio final após os barcos terem percorrido quase 80% do percurso entre a cidade brasileira de Itajaí e Newport, Estados Unidos. A previsão é que a perna pelo Oceano Atlântico seja concluída na manhã da próxima terça-feira (8) após 5.700 milhas náuticas de prova.

Os barcos passam na altura do Haiti e Cuba nesta sexta-feira (4). A liderança segue com o holandês Team Brunel, mas Dongfeng Race Team e o Vestas 11th Hour Racing reduziram a vantagem.

“Estamos nos esforçando ao máximo. Sabemos que os barcos atrás de nós continuam ganhando milhas. É irritante, mas precisamos lidar com isso”, disse o comandante do Team Brunel, Bouwe Bekking.

Leg 8 from Itajai to Newport, day 13 on board Dongfeng. 04 May, 2018./Jeremie Lecaudey/Volvo Ocean Race
Leg 8 from Itajai to Newport, day 13 on board Dongfeng. 04 May, 2018./Jeremie Lecaudey/Volvo Ocean Race

Após saírem da costa brasileira repleta de campos de petróleo e gás, a calmaria dos Doldrums e até passagem pelo Mar de Sargaços, os barcos precisam ainda lidar com o sistema de alta pressão a leste das Bermudas e a Corrente do Golfo, que empurra os veleiros para o meio do Atlântico.

”A corrente pode chegar a cinco ou seis nós. Infelizmente não é um fluxo direto, ela tem grandes redemoinhos, então se você errar, você pode ter cinco nós contra você, enquanto outro barco tem cinco nós a favor deles. Mas estamos confiantes!”, concluiu Bouwe Bekking.

A etapa entre o Brasil e os Estados Unidos está em seu 12º dia. Em quarto lugar está o Turn the Tide On Plastic, que chegou a liderar a perna. Mais a leste em relação aos primeiros, o MAPFRE e o team AkzoNobel estão sofrendo para tentar recuperação. Enquanto isso, o Team Sun Hung Kai / Scallywag, sétimo colocado, ganhou milhas fazendo 513 milhas nas últimas 24 horas.

“Ainda acreditamos. Tudo será decidido próximo do final”, disse Pete Cumming, do Scallywag. “Haverá uma transição perto do final e ficaremos poucas horas atrás dos líderes”.

A liderança da classificação geral é do Dongfeng Race Team com um ponto na frente do MAPFRE. Depois de Newport, os veleiros partem para Cardiff (Reino Unido), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).


Fonte : Flávio Perez



Volvo Ocean Race #SinFiltros Episodio 11 | Volvo Ocean Race