Indústria náutica de Santa Catarina será foco de missão econômica para a Espanha

0
458

 

Foto: Guilherme Marques/SAI
Foto: Guilherme Marques/SAI

A Espanha é um país histórico com uma economia voltada para o mar. E também é sede de um dos maiores eventos náuticos do planeta, a Volvo Ocean Race. O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, apresentou a representantes espanhois da área de comércio exterior a proposta de uma missão econômica de Santa Catarina à Espanha para divulgar os potenciais de negócios do estado em Madri – Espanha –

A iniciativa ocorreu em Madri, no retorno da missão ao Japão, o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, deu início aos contatos para a realização de uma missão econômica de Santa Catarina à Espanha em setembro. Segundo o secretário, a liderança de Santa Catarina na indústria náutica chamou a atenção dos espanhóis e deve pautar a missão e o seminário de apresentação do estado em Madri.

“Santa Catarina se destaca na produção do setor náutico no Brasil, o que foi elogiado pelos nossos interlocutores, já que há uma grande demanda por produtos da indústria náutica na Espanha”, disse Virmond. Na sexta-feira, 10, o secretário se reuniu com o técnico em comércio exterior da Embaixada do Brasil em Madri, Tjibbe de Boer; o diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, Antonio García-Lomas; e o diretor da Casa do Brasil, Cassio Romano.

Em junho será realizada uma videoconferência preparatória com os envolvidos a fim de definir a agenda da missão, cujo objetivo será apresentar os potenciais de Santa Catarina para empresários da Espanha. “Após a realização do seminário de oportunidades e negócios em Madri, iremos trabalhar para que os espanhóis visitem Santa Catarina no começo de 2018”, antecipou Virmond.

Além do setor náutico, o secretário listou os segmentos de tecnologia da informação e comunicação, indústria de equipamentos médicos e farmacêuticos, e tecnologias para produção de carne suína como outras áreas de interesse mútuo.

Em 2016, Santa Catarina exportou R$ 43 milhões para a Espanha. Já as importações catarinenses vindas do mesmo país somaram R$ 178 milhões.