Ilha de Santa Catarina – Limpeza dos Mares ACATMAR: ação ambiental retorna à Barra da Lagoa

0
785

 

A preocupação ambiental é a tônica do projeto Limpeza dos Mares ACATMAR, que promove o recolhimento de resíduos/ACATMAR
A preocupação ambiental é a tônica do projeto Limpeza dos Mares ACATMAR, que promove o recolhimento de resíduos/ACATMAR

A preocupação ambiental é a tônica do projeto Limpeza dos Mares ACATMAR, que promove o recolhimento de resíduos. A ação, que retorna à Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de Santa Catarina, será  sábado (1º), capitaneada pela Associação Náutica (Acatmar) e com o apoio de voluntários, empresas, entidades não governamentais e poder público. O ponto de encontro será o trapiche do pescador, próximo à ponte da Barra, às 8h, e faz parte da abertura do verão ACATMAR, que incluirá outras atividades ao longo dos próximos meses.

Para Leandro “Mané” Ferrari, presidente da entidade, “este é um trabalho que nos deixa orgulhosos e vital para a preservação da vida marinha da região”. O projeto iniciou em 2014, focado em pontos de grande concentração de lanchas de passeio, barcos pesqueiros e praias. A iniciativa desde sábado é a quarta etapa da quinta temporada – que já passou por Bombinhas, Ilha do Arvoredo e Governador Celso Ramos. Ao longo de todas as edições já foram recolhidas mais de 71 toneladas de resíduos. O histórico está disponível no site www.limpezadosmares.com.

 Semana Limpeza dos Mares ACATMAR - Outra ação que inicia durante a Semana do Limpeza dos Mares ACATMAR é a revitalização da praça Paulo Gil Alves/Divulgação
Semana Limpeza dos Mares ACATMAR – Outra ação que inicia durante a Semana do Limpeza dos Mares ACATMAR é a revitalização da praça Paulo Gil Alves/Divulgação

“Temos muito orgulho de apoiar essa iniciativa. Para o Fort, a sustentabilidade é um dos pilares que norteiam a operação e somos um grande incentivador para que o Limpeza dos Mares ACATMAR continue fazendo o trabalho fundamental de deixar nossas praias cada vez mais limpas e lindas”, afirma Celso Furtado, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, patrocinador do projeto.

Além da realização da Acatmar, o projeto é organizado pela escola de mergulho Acquanauta, com patrocínio do Fort Atacadista e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Floram, Comcap, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Programa Mundo Mar, Marina Verde Mar, Floripa Boat Club, Avesal, Bandeira Azul, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Parcel Dive Center, IPHAN, Floripa Sustentável, Marina Itaguaçu, Avelisc, Plastkolor, Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, Companhia da Praia, Floripa Dive, Scuna Açoriana, Pedrita, Barra Náutica, Cultura Subaquática, Scuna Querubim, Litoral Bandeiras e RM Silveira Assessoria Contábil.


Publicidade


 

Semana Limpeza dos Mares ACATMAR – Outra ação que inicia durante a Semana do Limpeza dos Mares ACATMAR é a revitalização da praça Paulo Gil Alves, o velho lobo do mar que sempre admirou e cuidou do Canal da Barra da Lagoa com tanto carinho e orgulho e recebeu da comunidade essa homenagem.

Sua filha mais velha Adriana Alves encabeça a reforma deste espaço público para torná-lo ainda mais agradável e convidativo. “Esta praça, que leva seu nome, simboliza um pouco desse amor em que a comunidade e meu pai sempre tiveram um pelo outro”, comenta. A partir deste Limpeza dos Mares a Pedrita Planejamento e Construção (apoiadora do Projeto) e o jardim paisagismo em parceria adotam essa praça.

SERVIÇO: Abertura do Verão ACATMAR

Data: 01/12 (sábado), 8h

Local: Canal da Barra da Lagoa – Trapiche do Pescador


Fonte – ACATMAR