Hotelaria – Encatho & Exprotel – Florianópolis sedia maior encontro de hoteleiros do Brasil

0
330

 

 

 

unnamed (6)Florianópolis é a capital brasileira da hotelaria até   sexta feira. A ilha recebe o evento mais importante da hotelaria brasileira trata-se da 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel.  A abertura ocorreu na quarta-feira, com presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti abriu oficialmente a que segue até o dia 11, no CentroSul, em Florianópolis. Mais uma vez, o evento que promove qualificação e capacitação para a hotelaria traz pertinentes discussões, neste ano, as tendências e novidades são abordadas com o intuito de tornar mais eficiente e competente a gestão de hotéis e meios de hospedagem.

Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considera Osmar Vailatti.

Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt, bem como, a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.

Já foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas.  “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou.

Para Leonel Pavan, Secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado de Santa Catarina, o Encatho & Exprotel tem uma importância social e econômica muito grande, pois além de movimentar a economia, a renda que toda cadeia produtiva presente no evento promove fortalece, através dos impostos, investimentos na educação, saúde e segurança. Além disso, lembra que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem do setor, por isso a importância de discutir e qualificar a hotelaria.

“As expectativas neste ano são grandes, tanto que o encontro de todos os secretários de turismo dos municípios catarinenses faz parte da programação do evento. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir uma ideia para o turismo no Brasil, especialmente no sul do país, focada na união dos três estados para fortalecer o nosso projeto: “O Sul é Meu Destino”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina.

Durante a solenidade de abertura foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.

“Representa muito para mim receber esta homenagem, em meu nome e no de toda a equipe do Itá Termas. Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de estar aqui, pois o ramo da hotelaria é sempre muito concorrido e exigente então ser um destaque é realmente motivo para orgulho. A ABIH-SC está de parabéns por realizar o trigésimo Encatho. O número tem seu valor, são trinta encontros que sempre nos trazem uma bagagem enorme sobre o nosso ramo”, ressalta Marlene.

Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.

“É um orgulho muito grande receber tão significativa honraria desta grande entidade que é a ABIH-SC. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Eu era construtor e achei que ser hoteleiro era algo fácil, hoje sei o quão difícil é empreender neste ramos, mas é muito gratificante trabalhar com a hospitalidade”, afirmou Cascaes.

Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política – municipal, estadual e nacional.

Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil.

“A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finaliza Maurício.