Ginga encaminha o pentacampeonato na HPE 25 em Ilhabela

0
454
Fit to Fly Maserati
Fit to Fly Maserati/ Marcos Méndez/SailSation

 

Barco do comandante Breno Chvaicer venceu mais duas vezes na Semana de Vela, chegando a marca de cinco vitórias em cinco regatas

Ilhabela – O vento manteve a direção entre sul e sudoeste, variando de oito e 12 nós (15 a 20 km/h), menos intenso do que no dia anterior, mas suficiente para impulsionar o Ginga a mais duas vitórias nesta quinta-feira (26) na Semana de Vela de Ilhabela. O barco campeão em 2013, 14, 16 e 17 soma quatro pontos perdidos, incluindo-se um descarte.

O Ginga pode chegar ao quinto título antecipadamente, sem a necessidade de correr as oito regatas previstas no programa da Classe HPE 25. Entre os 16 participantes, Fit to Fly Maserati está em segundo lugar com dez pontos, seguido por Take Ashauer, que soma 11. Mais três regatas serão disputadas até sábado.
O quarto colocado é o Conquest ecom, com 14 pontos. O barco de Ilhabela ficou nessa mesma colocação em 2017. Agora, o desejo da tripulação é de evoluir. “O barco está bastante estável e a tripulação, confiante. Ficamos em último depois de sofrermos uma penalidade na última regata e ainda chegamos em oitavo, ultrapassando metade da flotilha. Queremos uma medalha”, afirma o proeiro Rodrigo Aguiar.
O Arretado veio de Florianópolis. Os esforçados catarinenses trouxeram o barco em busca de aprendizado. Nesta quinta-feira, a tripulação conquistou um honroso sétimo lugar. “Em Florianópolis são apenas dois barcos. Esperamos que a classe se desenvolva. Há mais três interessados em ingressar na HPE 25”, considera o trimmer (responsável pelas velas) Pedro Di Bernardi.
Em São Paulo, a flotilha de HPE 25, conta com 16 barcos, o que atrai velejadores de outras cidadses. “Temos também a proposta de levarmos o barco para a Represa Guarapiranga (SP). Vamos avaliar. O importante é que em Ilhabela estamos aprendendo com as tripulações profissionais e nos divertindo com a família fora da água. Nosso objetivo é de chegarmos pelo menos duas vezes entre os dez primeiros. Falta uma”, avisa Di Bernardi.

Largada da Classe HPE/ André Costa / HPE
Largada da Classe HPE/ André Costa / HPE

Classe HPE 25 na SVI (4 regatase 1 descarte)

1 – Ginga (Breno Chvaicer): (1)+1+1+1+1 = 4 pontos perdidos
2 – Fit to Fly Maserati (Eduardo Mangabeira): 3+3+2+2+(6) = 10 pp
3 – Take Ashauer (Marcos Ashauer): 2+2+4+(9)+3 = 11 pp
4 – Conquest ecom (Marco Hidalgo): 4+4+3+3+(8) = 14 pp
5 – Espetáculo (Luiz Staub): (5)+5+5+5+5 = 20 pp


Ary Pereira Jr