Forte correnteza atrasa barcos na última etapa da Volvo Ocean Race

VORS ESTE

As sete equipes encontram dificuldades para navegar rápido no primeiro dia da nona perna. Chegada no pit-stop de Haia, na Holanda, deve ocorrer até sexta-feira (19)
Edição – Adilson Pacheco
Fonte- Flávio Perez/VOR
Post?17/06-07:37

“É como se tivesse um monstro debaixo do barco. Ele faz o que quer com o veleiro. A corrente atrapalha os atletas e sacode o barco”. Essas foram as palavras do repórter a bordo do Abu Dhabi Ocean Racing, Matt Knighton. As primeiras 24 horas da nona etapa da Volvo Ocean Race foram lentas. Os times deixaram Lorient, na França, com destino a Gotemburgo, na Suécia. Um pit-stop está programado no meio do caminho em Haia, na Holanda. A última perna do campeonato definirá os medalhistas de prata e bronze, já que o Abu Dhabi Ocean Race é o vencedor por antecipação.
A tal corrente parecida com um monstro foi registrada pelas equipes na ponta mais ocidental da França. “Parece que a água ferve. Rios de corrente passam junto ás manchas de água parada, como tapetes no mar. A maré mudou e nós estamos apenas tentando passar”, complementou Matt Knighton
Para complicar ainda mais, o vento é bem fraco desde a saída de Lorient. Média de 3 a 4 nós de velocidade. A última parcial da tarde desta quarta-feira (17) indicava Team Alvimedica em primeiro lugar, seguido por MAPFRE e Dongfeng Race Team logo atrás.
As meninas do Team SCA foram as mais ousadas. Elas não rodearam a Ile de Seine por fora como o resto dos barcos e sim atravessaram o estreito canal francês. “O barco começou a se mover em várias direções. Com o vento fraco, a gente ia para várias direções por causa da corrente muito forte”, contou a repórter Anna-Lena Elled. O Team SCA é o quinto nesta etapa provisoriamente.
O vento deve aumentar nas próximas horas e subir de 15 a 22 nós. A previsão é que a flotilha chegue a Haia entre a tarde de quinta-feira (18) e a madrugada de sexta-feira (19). Eles param por 24 horas na Holanda e deixam o porto com destino a Gotemburgo na sequência em que chegaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>