Florianópolis recebe principal encontro dos hoteleiros do país: a 31ªedição do Encatho & Exprotel

0
398

 

Fotos:Fabrício e Elis - Imagem & Arte
Osmar  José Vailatti – Presidente AbihSCFotos:Fabrício e Elis – Imagem & Arte

Osmar José Vailatti -Diretor-presidente ABIH-SC

 

A capital dos catarinenses – Florianópolis recebe esta semana o principal evento do setor hoteleiro nacional, o Encatho & Exprotel chega a 31ª edição promovido pela Abih de Santa Catarina.   O encontro visa trazer à tona discussões, assuntos, tendências, novidades e capacitações focado no tema central desta edição “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”.  Aberto oficialmente na terça feira (24/07), o evento segue até a próxima quinta-feira (26), no CentroSul, em Florianópolis, apresentando o que há de novidade em tecnologia para o macro setor do turismo, bem como, nos aspectos humanos e nas operações dos empreendimentos hoteleiros, englobando feira, painéis, seminários, palestras, aulas e debates.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e profissionais do meio. Entre as lideranças presentes, que também subiram ao palco estavam o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, o Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho, o presidente da FHORESC, Estanislau Brezolin, o conselheiro Estadual de Turismo e Ex-presidente da ABIH-SC, Edson Ziolkowski, a coordenadora regional do SEBRAE-SC, Soraya Toneli, o presidente do Conselho Consultivo da ABIH-SC, Samuel Koch, o presidente da ABAV-SC e secretário adjunto de turismo de Florianópolis, Eduardo Loch e o representante dos expositores da Exprotel, o vice-presidente da Altenburg, Ilton Tarnovski.

O Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC em seu discurso enfatizou a importância de capacitar, treinar e motivar os colaboradores. “As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja”, afirmou.

Ele também reforçou a importância do evento “O Encatho & Exprotel é um evento grandioso, que orgulha a ABIH de SC, fortalece o setor e engrandece a hotelaria e o turismo. Estamos felizes e confiantes que o evento terá enorme importância na vida das pessoas, na busca do conhecimento, e que irá produzir resultados promissores para a qualificação e o crescimento da hotelaria”, finalizou Osmar José Vailatti.

Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o evento é referência no setor. “A ABIH-SC sempre surpreende pela qualidade técnica e grandiosidade do evento. Tenho certeza que o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos estes anos, tem reflexos em toda cadeia produtiva. Sucesso em mais esta edição”, desejou ele.

Quem também deixou sua mensagem foi o representante do Conselho Estadual de Turismo, Edson Ziolkowski. “Como ex-presidente da ABHI-SC tenho boas recordações dos primeiros eventos nos hotéis. Hoje, depois de muita dedicação, muito suor e muita fé, chegamos há 31ª edição numa grande família que é a hotelaria”, lembrou ele.

 

Já para a coordenadora regional do Sebrae na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, “o evento traz conhecimento, troca de experiência e promoção de negócios. Parabéns à ABIH-SC pela temática deste evento e pela valorização das micro e pequenas empresas, que são a base de uma economia equilibrada”, salientou ela.

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, apresentou dados importantes do setor que evidenciam a importância desta união das entidades do trade e do apoio na realização do Encatho & Exprotel, “o setor de turismo representa 13% do PIB no nosso estado, gerando cerca de 120 mil empregos no setor. Uma parcela tão significativa faz com que nós tenhamos um olhar cada vez mais aguçado para este meio, a fim de que cresçamos cada vez mais, podendo ampliar mais e mais o turismo no estado”, reforçou Bruno.

Valdir Walendowsky, presidente da Santur, observou o prestígio do evento no estado e no país. “Vemos na plateia gente de todo estado e diversas partes do país. Uma história de sucesso e 31 edições realizadas, independente dos altos e baixos da economia, o evento vêm se consolidando de forma correta e eficiente. Sem hotelaria não teríamos a força do turismo que SC tem. Parabéns à hotelaria de SC. Parabéns à ABIH por escolher um tema tão importante”, concluiu Valdir.

Quem também deixou sua palavra foi o secretário de turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, “Este é um dos maiores eventos de hotelaria do Brasil. Florianópolis tem orgulho de sediar mais uma vez o Encatho & Exprotel, este evento que permite fortalecer e estabelecer relações ainda melhores, entre hoteleiros, trabalhadores e fornecedores do setor, além de discutir também entre trabalhadores e mundo acadêmico as questões competitividades e estabilidade”, evidenciou Vinícius.

Além dos pronunciamentos, a noite foi recheada de homenagens, partindo das pessoas que se destacaram com ações na área de turismo e hotelaria no estado de Santa Catarina no último ano. Desde 2013 a ABIH-SC presta esta homenagem a uma personalidade feminina e outra masculina como forma de homenagear profissionais que dedicaram, e continuam a dedicar, grande parcela da sua vida ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria catarinense.  Margot Rosenbrock, hoteleira da região da Costa Verde Mar recebeu das mãos de “Leninha”, o troféu que leva o seu nome “Troféu Maria Helena Petry Macowieck”. Já Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, o outro homenageado da noite, receberá o Troféu João Eduardo Amaral Moritz no dia 26/07, quinta-feira, na abertura do 3° Seminário de Secretários de turismo de Santa Catarina.

Para Margot Rosenbrock, receber a homenagem é “um reconhecimento de um trabalho de anos junto às entidades do turismo. Esta homenagem mostra que a gente está no caminho certo. Na verdade, é um incentivo para não desistir das lutas, que são muitas, e seguir com mais força e dinamismo”, reforçou ela.

Além da tradicional homenagem às personalidades, Ilton Tarnovski, vice-presidente da Altenburg Têxtil recebeu a homenagem como fornecedor destaque por participar há diversos anos da Exprotel, e em inúmeras atividades da ABIH-SC.

Uma homenagem também foi prestada às entidades que há muitos anos apoiam a realização do Encatho & Exprotel.

Após a cerimônia os convidados visitaram os estandes da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria – Exprotel apreciando alguns dos rótulos das cervejas artesanais que participam do roteiro Caminho Cervejeiro, além de gastronomia típica da ilha com ostras, camarões, bolinho de siri, entre outros.



Regata News é midia parceira do evento
Regata News é midia parceira do evento