Florianópolis: Alteração no trânsito da Avenida Beira-Mar Norte começa no dia 31 de janeiro

0
328

Slide1

Mudança – Está confirmado para o dia 31 de janeiro o início da alteração no trânsito da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, em função das próximas etapas da obra de restauração da Ponte Hercílio Luz. Em caráter de teste, será fechada uma das três faixas – na área abaixo da ponte – para quem passa pelo Elevado Rita Maria e segue pela Beira-Mar Norte.
A sinalização e a demarcação provisória com cones da área fechada serão realizadas na noite do dia 30. E o dia 31, uma terça-feira, será um período de teste com acompanhamento por equipes da Guarda de Trânsito de Florianópolis. Aprovada a mudança, o trecho, que tem cerca de 100 metros, ficará fechado por até 60 dias, com a colocação de tapumes em substituição dos cones.

Slide2
Os detalhes foram definidos em reunião na manhã desta segunda-feira, 23, com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, e do presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini. Também participaram o engenheiro fiscal da obra da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallévy, técnicos do Deinfra e representantes de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Capitania dos Portos e empresa Teixeira Duarte, responsável pela obra.
Ao longo dos próximos trabalhos na ponte, serão duas principais etapas que devem interferir no trânsito na região insular e no continente. A primeira, que envolve a mudança iniciada neste dia 31, é o reforço das bases de sustentação, trabalho que exigirá cuidados extras no tráfego nas imediações das duas cabeceiras da ponte. Mudanças no trânsito da região continental também serão necessárias nas próximas semanas.
E a outra etapa que vai interferir no trânsito é a transferência de 20% da carga do vão central da Ponte Hercílio Luz para estrutura provisória construída abaixo da ponte. O trabalho está previsto para a madrugada entre os dias 11 e 12 de fevereiro.
Ciclo da obra

Slide3
A Ponte Hercílio Luz, que completou 90 anos em maio de 2016, passa pelo último ciclo de obras do trabalho de restauração. O contrato com o grupo português Teixeira Duarte foi assinado em março do ano passado e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é 30 meses, com conclusão dos trabalhos prevista para o segundo semestre de 2018.
Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.
No final de 2016 também foi concluída a etapa de substituição das longarinas e transversinas, peças principais da base. Elas formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão os automóveis.