Esportes – Superação – Irmãos cadeirantes se tornam campeões de tênis com ajuda de aplicativo

0
1072

 

Divulgação
Divulgação

Curta metragem conta a história dos irmãos Marcus e Max, que se tornaram tenistas profissionais treinando com a ajuda do aplicativo Freeletics

Os irmãos gêmeos Marcus e Max eram crianças muito ativas, como a maioria das crianças são. Corriam, brincavam, andavam de bicicleta e se penduravam em árvores. Mas tudo isso começou a mudar aos cinco anos de idade. Eles começaram a perceber que seus braços e pernas não estavam acompanhando o crescimento dos coleguinhas de escola e que frequentemente sentiam dores nos ossos. A certeza veio pouco tempo depois. Eles foram diagnosticados com Displasia Epifisária, uma doença rara que na Alemanha, onde os irmãos moram, apenas 13 pessoas tiveram o mesmo diagnóstico. Depois da notícia, foram 9 anos de cirurgias e mais cirurgias. Longos períodos sem aparecer na escola e quando iam, estávamos em cadeiras de rodas e não conheciam ninguém.

Superada o trauma e a adaptação da infância, os irmãos tiveram o apoio um do outro para encontrar um caminho na vida. Durante a adolescência, eles foram apresentados ao tênis, um esporte que os apaixonou imediatamente. “Podíamos treinar juntos e entender os movimentos um do outro até pegar o ritmo”, conta Marcus. Mas com as primeiras partidas vieram as primeiras dores e distensões. Movimentar a cadeira em direção à bola e ao mesmo tempo ter força para rebater, não era tarefa fácil. “Foi ai que conhecemos o Freeletics. Conseguimos adaptar o treino para nossas restrições e melhorar a capacidade atlética e de movimento de músculos específicos e o melhor: sem ter que descer da cadeira, como na academia”, explica Max.

O Freeletics (www.freeletics.com) é um aplicativo de inteligência artificial que programa treinos personalizados de HIIT, Musculação e Corrida. Lançado na Alemanha em 2013, é usado em mais de 160 países e por mais de 16 milhões de Atletas Livres, como são conhecidos os membros da comunidade de usuários da plataforma. No Brasil, o Freeletics ultrapassou em 2017 a marca de 1,6 milhões de usuários, tornando-se o “personal trainer” mais popular do país. O app funciona como um treinador digital, que entende os feedbacks dos usuários para adaptar e personalizar ao máximos as rotinas de treino, mesmo quando existem tipos severos de restrição. A plataforma ainda com uma rede social interna que ajuda atletas, como Marcus e Max, a trocarem conhecimento com usuários do mundo todo e buscarem motivação para seguir se aprimorando.

A história surpreendente de Marcus e Max foi contada no curta metragem documental que faz parte da campanha mundial “Redefina Seus Limites”, do Freeletics. O filme faz parte de uma série que vai contar histórias de superação de personagens do mundo todo que usaram a tecnologia para superar desafios sociais, esportivos e de saúde.


 

Fonte – Fabio Busian