Esporte Náutico movimenta no final de semana Itajaí, Penha, Tijucas, Porto Belo e Florianópolis

0
476

ACATMAR (1)

O retrato de eventos ocorridos em Florianópolis, Porto Belo, Tijucas, Itajai e Armação traçam um novo perfil das comunidades litorâneas, que estão se voltando para o mar por inteira.


Adilson Pacheco
adilsonpacheredacao@gmail.com
Da Redação
Post:29/02-12:06


Santa Catarina demonstrou neste final de semana, 27/28/02 – que está literalmente voltada para o mar e que o mar não só para pesca ou banhos em suas águas salgadas. Mas também uma grande fonte de renda através do esporte náutico. O retrato de eventos ocorridos em Florianópolis, Porto Belo, Tijucas, Itajai e Armação traçam um novo perfil das comunidades litorâneas, que estão se voltando para o mar por inteira, com promoção de pequenos, médios e grandes eventos náuticos. E estas realizações por si só atraem velejadores e turistas. E na ponta final – motivam os moradores a valorizar mais o mar. Tudo em um mesmo final de semana.

Ilha de Santa Catarina
Em Florianópolis, A flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina deu a largada da tradicional Copa Veleiros de Oceano. Realizada todos os anos pelo clube, a Copa é uma das competições mais importantes do país, fomentando a prática da vela de oceano no estado.
Tijucas
Há menos de 60 km da Ilha Capital se promovia em Tijucas – Festival náutico – O trabalho realizado pela Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) para incentivar a atividade náutica. Projeto desenvolvido há dois anos em municípios com potencial para o segmento em rios, lagos e represas começa a dar frutos, como o Festival Náutico Rio Tijucas.

Porto Belo
Já em Porto Belo o nadador Samir Barel foi uma das atrações da abertura do circuito nacional de Maratonas Aquáticas- No sábado, 27, foi realizada a 24ª Travessia Ilha de Porto Belo e 16º Troféu Jasmine de Natação. No domingo, 28, ocorreu a disputada da 1ª etapa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, que ocorreu junto com a 10ª Volta a Ilha de Porto Belo. Foram realizadas maratonas de 1,5 km e de 5 km.
No mesmo período a cidade recebia no sábado,27, o Seven Seas Mariner com 1.145 turistas, entre passageiros e tripulantes. Já domingo,28, foi a vez do Costa Pacifica, embarcação que troue o maior número de passageiros para Porto Belo durante a temporada 2015/2016. Serão quase 5.000 pessoas, entre passageiros e tripulantes, a desembarcaram na cidade.

Itajaí
Depois de receber os veleiros da principal regata francesa, a Transat Jacques Vabre – a Marina Itajaí foi neste final de semana um dos portos de parada da quinta edição da regata Cruzeiro Costa Sul, promovida pela ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro. A largada ocorreu em Paraty, no Rio de Janeiro no último dia 14/02 e o ponto final será em Florianópolis no dia 1º de março. A flotilha percorre 11 pontos de ancoragem.

Penha
Já no litoral norte, praia da Armação recebeu pela segunda vez uma regata promovida pelo Ranking Norte Catarinense. Ao longo do ano serão realizadas outras 10 regatas no litoral catarinense. A Regata Armação ocorreu no dia 27, próximo do Espaço Velejar e é válida para o ranking 2016 de Monotipos. Foram premiados os três primeiros colocados de cada classe. A regata será disputada segundo as regras da ISAF. E participaram 20 classe- assim constituídas: Laser, Laser 4.7, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, Day Sailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16, Hobie Cat 14 Dinocat, SuperCat 17, Acat, Wind Surf, Optimist, Shellback.


DA REDAÇÃO
Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
adilsonpachecoredacao@gmail.com
https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
https://issuu.com/regatanew_sc