Esporte – Jogos Sul-Americanos da Juventude -Paranaense Gabrielle Lemes fatura bronze inédito para o triathlon

0
401

 

Flavio Perez/Onboardsports
Flavio Perez/Onboardsports

Gabrielle Lemes tem apenas 15 anos mas já está começando a escrever seu nome na história do triathlon brasileiro. A jovem revelada pela Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistou  sábado (30/9) a primeira medalha do Brasil na história da modalidade nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, competição considerada uma “prévia” dos Jogos Olímpicos da Juventude. O bronze alcançado pela triatleta veio em uma prova de superação, no qual a paranaense teve que lidar com uma temperatura ambiente de 8 graus, chuva e o alto nível técnico das adversárias.

“Estou muito feliz por essa conquista e com um sentimento enorme de gratidão à todos que me ajudaram a chegar até aqui… os professores Camila Silva, Ronaldo Matheus e Ricardo Cardoso, aos patrocinadores da Escolinha e ao Colégio da PM do Paraná que permitem uma estrutura adequada de treino, ao COB, CBTri, FPTri, enfim, toda a torcida e cada pessoa que de alguma forma torceu e me incentivou nesse desafio”, contou Gabi, que dividiu o pódio com a argentina Delfina Orlandini, ouro, e a equatoriana Paula Vega, prata. A prova foi na distância super sprint – 350 metros de natação, 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida.

Para Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto, o bom resultado de Gabrielle mostra a maturidade do projeto, que está em seu terceiro ano de execução e mostrou-se uma referência no desenvolvimento dos jovens talentos dessa nova geração do triathlon. “Nosso principal objetivo é fomentar a prática esportiva na vida dessa garotada e contribuir para o crescimento do triathlon. É um orgulho muito grande ver que conseguimos descobrir esses potenciais talentos e realmente estamos dando condições para que esses jovens se desenvolvam nas 3 modalidades, chegando inclusive à um nível muito elevado de competitividade, como é o caso da Gabriele e de outros triatletas que também tem alcançado bons resultados em competições nacionais.”

 

 

Escolinha de Triathlon  /Imagem -Gustavo Zano
Escolinha de Triathlon
/Imagem -Gustavo Zano

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe atualmente 50 alunos da rede pública de ensino, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor e Grupo Astra.


 

Fonte – Flávio Perez