Dores lombares? Saiba como o Pilates pode prevenir e ainda tratar esse problema

0
310

 

_eag0760

 

Elas surgem pelos mais variados motivos e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mulheres são as mais afetadas pelas temidas dores lombares. A especialista em Pilates Greice Ues Quatrin, do Espaço Original, explica que, em sua maioria, as dores lombares são um sintoma e não necessariamente uma doença ou uma patologia da coluna e afirma mais: a prática do Pilates é uma excelente forma de tratar ou mesmo prevenir este problema tão incômodo.

No dia a dia

Greice afirma que, além da prática no estúdio, a atividade física ensina movimentos e ações cotidianas corretas que evitam o aparecimento da dor lombar. “Procuramos ensinar os alunos a praticarem o Pilates no dia a dia, educando-os a executar movimentos como levantar, pegar objetos, sentar corretamente e ainda a respirar”, destaca.

O principal objetivo do Pilates é trabalhar as limitações e as disfunções corporais que geram as sobrecargas na coluna. Por ser um método muito completo, possui uma composição muito grande de exercícios que trabalham a mobilidade, fortalecem, alongam e proporcionam além de uma ótima consciência corporal, uma sensação de bem estar por completo.

A dor nem sempre significa lesão

A fisioterapeuta Franciele Silva esclarece que, ao contrário do que pensamos, os estudos mais recentes vêm comprovando que a prioridade para o tratamento das dores na coluna é o movimento. “Quando há a presença de dor lombar não devemos deixar de nos exercitar”, frisa, ao argumentar que no caso de uma dor aguda na coluna, ou algum problema grave, é preciso atenção e busca de outras alternativas de tratamento.

Greice ressalta que é após uma minuciosa avaliação física que será possível determinar quais os exercícios de Pilates que serão feitos para prevenir ou mesmo tratar a dor. “A maioria das dores lombares são originárias por uma sobrecarga e não por uma patologia. Recuperando o equilíbrio corporal por meio do Pilates essa dor poderá desaparecer”, finaliza, ao citar ainda, que na maioria dos casos, as melhoras são sentidas no primeiro mês da prática da atividade física.



Onde fica:

O Espaço Original fica na Rua 2970, 420 – Centro – Balneário Camboriú. Telefone: (47) 3367.9015