Dongfeng lidera sétima etapa da Volvo Ocean Race

china 3

O veleiro chinês Dongfeng mantém-se neste sábado na liderança na sétima etapa da Volvo Ocean Race, que partiu domingo de Newport, nos Estados Unidos, com destino a Lisboa, onde a frota da prova é esperada a 25 de maio.

Edição: Adilson Pacheco
Fonte: Reuters
Post: 23/05-16:25
O veleiro chinês Dongfeng mantém-se neste sábado na liderança na sétima etapa da Volvo Ocean Race, que partiu domingo de Newport, nos Estados Unidos, com destino a Lisboa, onde a frota da prova é esperada a 25 de maio. Ajudados por ventos de 20 nós de sul/sudoeste, e evoluindo a velocidades de 14/15 nós, os monocasco VOR65 aproxima-se rapidamente do noroeste dos Açores e chegam às 13:44 (12:44 UTC) a 1.184 milhas (cerca de 2193 quilómetros) de Lisboa.
A embarcação comandada pelo ‘skipper’ francês Charles Caudrelier destronou o veleiro Brunel, comandado pelo holandês Bouwe Bekking, que segue 5,4 milhas atrás a meio do dia de sábado. Em terceiro, 7,8 milhas náuticas atrás, segue o veleiro Mapfre, comandado pelo espanhol Iker Martinez. O veleiro Azzam (EUA/Ian Walker), líder da classificação geral provisória atrás de Dongfeng, ocupava a quarta posição, a 12,1 milhas.
Dongfeng ocupa a posição mais a norte da frota e deverá percorrer uma distância menor que os seus concorrentes até à chegada a Lisboa, reforçando assim a sua liderança numa altura em que os restantes veleiros terão de atravessar o anticiclone dos Açores pelo norte.
A etapa entre Newport e Lisboa é, com um total de 2.800 milhas náuticas (5.185 quilómetros), a mais curta até agora disputada, e marca o regresso da frota à Europa.
A Volvo Ocean Race, a maior competição de vela oceânica do mundo, partiu de Alicante, em Espanha, a 04 de outubro de 2014 e deverá terminar em Gotemburgo, na Suécia, a 27 de junho.
A 12.ª edição da prova, que se realiza de três em três anos, começou a ser disputada por sete barcos, mas atualmente a frota integra apenas seis, devido a um problema com o veleiro Vestas Wind, na segunda etapa, que retornou para a regata em Lisboa.
A Volvo Ocean deverá efetuar em Lisboa uma paragem de 14 dias, estando a partida para Lorient, em França, agendada para 7 de junho, um dia antes da regata de porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>