Construção Civil – Rio de Janeiro – Arquiteto conta como economizar ao realizar obras

0
443
Divulgação
Divulgação

 

 

Há um consenso sobre gastos excessivos e fora do planejado em obras e reformas. É comum se escutar que contratempos ocorreram e que gastos inesperados apareceram, principalmente no caso de obras de reforma. Para ajudar a contornar esta situação, o arquiteto Ricardo Nunes, sócio da Casa3 Arquitetura, separou algumas dicas interessantes e conta como economizar ao se realizar uma obra.

Tenha um projeto: mesmo tendo um orçamento muito limitado, vale a pena fazer um investimento em um projeto de arquitetura. “O projeto de arquitetura, feito por um profissional qualificado, irá propiciar uma visão adequada e aprofundada do espaço, permitindo assim uma previsão mais realista dos gastos. Além disso, a legislação brasileira exige que haja um profissional responsável tanto pelo projeto quanto pela obra e, contratando-se o mesmo profissional pode-se otimizar o tempo e conseguir um bom ganho financeiro na negociação de preço”.

Faça vários orçamentos: sempre vale solicitar mais de um orçamento para se comparar preços. Desta forma se obtém um valor médio de produtos e serviços envolvidos no projeto. Algumas lojas costumam cobrir orçamentos de seus concorrentes, o que poderá representar também uma boa economia para seu bolso. “Promover uma concorrência entre empresas qualificadas, sobre um projeto de arquitetura bem elaborado, ajuda a se obter um valor confiável de mercado além de abrir a possibilidade para se negociar a redução no valor final da obra”.

Contrate pessoas qualificadas: contratar mão de obra especializada e devidamente regulamentada não costuma ser barato. No entanto, não vale a pena economizar nesta parte da obra. “Prefira investir na contratação de empresas e profissionais experientes e qualificados, que farão um projeto de excelência, cumprindo o cronograma e atuando em prol de se evitar surpresas e atrasos”.

Fazer a obra por partes é um bom negócio?: é claro que se o custo da obra não cabe no seu bolso e você tem urgência em fazê-la, terá de planejá-la por etapas. Entretanto, sempre que possível, a obra deve ser feita de uma só vez. Deve-se ter em mente que a obra feita por etapas, no final, sairá mais cara, pois custos indiretos como supervisão e limpeza que poderão ser diluídos pelos serviços, serão cobrados mais e uma vez.  “ A partir da decisão tomada, devesse iniciar um planejamento de como, onde e quando gastar o dinheiro. Decisões mal tomadas, com certeza levarão a frustrações ao final. Portanto, o primeiro passo é o de se procurar um profissional capacitado para lhe auxiliar não só no projeto, mas no planejamento de todo o processo”.

Materiais reciclados e reutilizados: existem hoje no mercado várias opções de materiais reciclados e reutilizados que proporcionam um bom acabamento e oferecem custos acessíveis. “Existem lojas que vendem produtos reciclados e sustentáveis. É possível encontrar peças que pouco ou nada foram utilizadas, oferecendo um visual interessante na composição de ambientes e uma boa economia no final do projeto”.

Cuidado ao escolher acabamentos: nem sempre um acabamento é melhor porque custa mais caro. É possível encontrar bons materiais, duráveis e econômicos ao se fazer uma boa pesquisa de mercado. “É importante sempre levar em conta o custo benefício das peças que são escolhidas para uma obra. Além de o material ter de compor harmoniosamente com seu projeto, ele também precisa ter qualidade, ser de fácil manutenção e contemplar as diretrizes técnicas constantes na Norma de Desempenho – NBR15575”.