Construção Civil – Balneário Camboriú – Marina Beach Towers tem assinatura feminina no projeto

0
913

 

Divulgação/MS
Divulgação/MS

 

O universo da construção civil costuma ser predominantemente dominado por homens, sejam engenheiros, empreiteiros, ou os próprios donos das construtoras. Na cidade catarinense de Balneário Camboriú one se localizam edifícios mais altos do mundo, o mercado não é só ocupado por profissionais homens. O primeiro edifício na América do Sul a ser construído com um marina – foi uma obra projetada pela Arquiteta Ana Lins, que com criatividade e inovação criou o projeto arquitetônico do empreendimento Marina Beach Towers, da Construtora Mendes Sibara, em Balneário Camboriú.

Sua ideia conquistou os donos da construtora e o condomínio se tornou referência em inovação, com diferencias que vão da marina exclusiva a uma área de lazer com mais de 6.500 metros quadrados.

 

Slide2

Ana Lins nasceu em Itajaí, mas vive em Florianópolis. Formada pela UFSC, em 1989, morou na Espanha (Barcelona) entre 1992 e 1995, onde fez pós-graduação em Projetos Informatizados na escola Politécnica da Catalunha. Escolheu a profissão por ter um coração de artista e acreditar que a arquitetura pode mudar o entorno de uma cidade.

 

Ao chegar em Balneário Camboriú (SC), pela BR 101, o empreendimento Marina Beach Towers, da Construtora Mendes Sibara, chama à atenção. As duas torres, interligadas, atraem pela imponência e beleza, localizadas às margens do Rio Camboriú. A primeira torre, Atlantic já foi entregue e a Pacific estará pronta ao final de 2018. Cada torre tem 35 pavimentos, com 02 apartamentos por andar, sendo 100 metros de frente para o Rio Camboriú e 33 metros de frente para a Rua 3.700. No total são 107 apartamentos com preços que variam entre R$ 2 milhões e R$ 6.8 milhões.

No Marina Beach Towers inovar sempre foi a palavra de ordem e já na escolha do escritório de arquitetura responsável pelo projeto, um detalhe chamou à atenção da Mendes Sibara. Após concorrência entre três empresas, quem levou a melhor foi o escritório Lins Talavera, da Arquiteta Ana Lins, que incluiu no projeto a ideia de interligar as torres, hoje chamado de Sky Fit. “Sempre me interessei por grandes projetos e o Marina foi um grande desafio. Foram seis anos entre o projeto e a execução e esta é uma obra nos enche de orgulho”,afirma.

Slide4

 

 

A criação foi inteiramente concebida pela arquiteta, com o apoio de sua equipe. O escritório, com sede em Florianópolis já realizou mais de 100 projetos tanto em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Joinville, Chapecó e na capital, quanto no exterior, na Califórnia, Estados Unidos. “Adoro trabalho em equipe e sempre contrato pessoas de outros países para trocar experiência, além de dividir projetos com outros escritórios para somar ideias”, explica.

Ana Lins se orgulha de emprestar seu talento para o Marina Beach Towers, do qual fala com paixão. “Este projeto envolveu muita dedicação e nos motivou a pensar sempre no melhor, tanto na fachada, quanto no lazer. Como arquiteta queremos sempre que o projeto venda e o Marina já comercializou mais de 70% das suas unidades, o que nos faz acreditar no sucesso do empreendimento”.

 

Entre os diferencias do condomínio, Ana Lins cita a comodidade de sair da sala de estar diretamente para o barco. A marina exclusiva e privativa foi um conceito inédito, segundo a arquiteta e o Sky Fit, ideia que trouxe o Marina Beach Towers para o seu escritório, um diferencial exclusivo. A ideia, de acordo com Ana foi elevar a área de lazer, fugindo dos primeiros andares, como é o tradicional. O Sky Fit consiste numa área que liga as duas torres, onde abriga serviço completo de beauty care, sala de massagem com cromoterapia, spa e uma academia com equipamentos completos, de última geração. Localizado no 19º pavimento, tem área total de cerca de 182 m², o equivalente a um apartamento de 3 dormitórios e acesso por um elevador exclusivo, que parte diretamente da marina até este pavimento, sem passar pelos apartamentos.

Segundo a Arquiteta Ana Lins, o desafio em conceber um empreendimento num terreno em “L” a fez projetar um espaço diferenciado, que fugisse das tradicionais área de lazer. “Geralmente o lazer fica na parte de baixo dos prédios, mas neste projeto elevamos este espaço para o meio do empreendimento, usando dois pavimentos para a concepção. A ideia era criar uma caixa contemplativa, onde as pessoas pudessem aproveitar suas festas e ao mesmo tempo apreciar a bela vista da região”, explicou.

O Marina Beach Towers conta ainda com 06 andares de garagem, sendo no mínimo 03 vagas por morador. O empreendimento possui 08 elevadores, sendo um exclusivo, que levará os visitantes do hall de entrada ao 7º pavimento do prédio, onde se concentra o lazer do empreendimento. Neste pavimento fica o Deck com 1500 m², uma área de lazer completa, incluindo duas piscinas, sendo uma aquecida, além de Salão de festas e espaço gourmet. No total são 03 elevadores por torre, sendo um social privativo para cada apartamento com sistema de biometria e mais um de serviço, que servirá os dois apartamentos por andar.

O terreno onde se localiza o empreendimento tem área total de 5.584 m² e todo o condomínio soma 40 mil m².  Só de lazer são aproximadamente 6.500 metros. Entre os destaques estão os cinco salões de festas do Marina Beach Towers, divididos entre Salão de festas na piscina; Espaço Gourmet; Salão de festas Infantil, Espaço Gourmet Infantil e salão de Festas principal (Sky Fit). O lazer ainda inclui piscinas adulto e infantil, deck molhado, bar molhado, solarium, 02 ôfuros com vista para o mar e para o rio, lounge, vestiário nas piscinas, cinema, boate com camarotes exclusivos, Garage Band (um espaço para bandas ensaiarem), playground, mini golf, Jardim Europeu, brinquedoteca, embarcação exclusiva para locação dos moradores, Clube do Whisky, Clube da Cerveja, Clube do Pocker, Charutaria, Sauna, salão de beleza, sala de massagem com cromoterapia, spa e uma Piscina Aquecida com propulsor, que permite ao morador e seus convidados experimentar uma sensação única, como se estivesse numa esteira dentro da água. Todas as piscinas contam com hidromassagem.

sibara 1

A Arquiteta Ana Lins define o Marina Beach Towers como a oportunidade que todo arquiteto deseja. “Realizar este projeto foi maravilhoso. Pude estudar marinas do mundo todo, desenvolver uma arquitetura contemporânea, estudar muito a unidade dos apartamentos e compatibilizar com os engenheiros, o que contribuiu muito para a minha carreira. Definitivamente, este projeto foi um divisor de águas na minha vida profissional”, comemorou Ana.

A arquiteta define a arquitetura como uma profissão capaz de mudar o entorno onde se insere e pontua que o Marina Beach Towers é uma grande edificação que mudou seu entorno, valorizando e colocando Balneário Camboriú nos padrões internacionais.