Com prêmio inédito, HPE 25 reúne barcos finalistas do Ranking Gil Souza Ramos no Rio de Janeiro

0
648

 

Flotilha em popa (Marcos Méndez / SailStation
Flotilha em popa (Marcos Méndez / SailStation

Dez barcos finalistas das flotilhas Guarapiranga, Rio e Ilhabela correm neste fim de semana (10 e 11) no Iate Clube do Rio de Janeiro; vale um barco novo

São Paulo  – Chegou o momento da decisão: quem receberá um barco HPE 25 “zero km”, a premiação mais relevante da vela brasileira? O prêmio caberá ao vencedor da final do Ranking Gil Souza Ramos, criado em 2017 para contemplar as tripulações mais assíduas das flotilhas Gurapiranga, Ilhabela e Rio de Janeiro. As regatas decisivas serão disputadas neste fim de semana (10 e 11), com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

O barco novo, fabricado pela Riostar Yachts, será oferecido ao campeão do ranking, mediante a entregue do veleiro HPE 25 atual. A flotilha é composta por dez embarcações, quatro de Ilhabela, três da Represa Guarapiranga e outras três do Rio de Janeiro. As tripulações finalistas conquistaram suas vagas por serem as que mais correram regatas nos três locais em 2017.

O ranking idealizado em homenagem ao pai do velejador Eduardo Souza Ramos, ambos entusiastas da vela e responsáveis por ações que impulsionaram a modalidade no Brasil, fortaleceu a Classe HPE 25. “Desde o ano passado estamos evoluindo a cada competição. Neste ano, conseguimos andar à frente de barcos velozes como, Conquest e Dom na Semana de Vela de Ilhabela”, relata o comandante do Ubuntu, Marcelo Sestini, da Flotilha Guarapiranga.

Largada de HPE 25 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation
Largada de HPE 25 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation

“Nosso timoneiro será o Leonardo Priolli, do Rio de Janeiro, e muito experiente nas raias da Baía de Guanabara. A classe está nivelada por cima. Não sei se conseguiremos o prêmio, mas estamos muito esperançosos. O objetivo é chegarmos pelo menos entre os quatro primeiros colocados”, projeta Sestini. O Ubuntu é um barco originalmente do Rio de Janeiro. Pertencia ao medalhista olímpico Clínio de Freitas.

A previsão indica ventos predominantes de leste, sempre acima de dez nós, com rajadas de até 17 nós (30 km/h) nas tardes de sábado e domingo. “Estamos com uma tripulação pesada e esperamos por ventos mais fortes”, deseja Sestini, que ainda recomenda cautela aos navegantes. “Só não podemos perder a cabeça em relação à tática. O pessoal é meio estourado quando está a bordo”. Os experientes George Henrique e Marcelo Jordão completam a tripulação do Ubuntu.

O Aviso de Regata (AR) do Ranking Gil Souza Ramos sofreu alteração e prevê cinco regatas nos dois dias, a primeira às 12h00, sendo no máximo três largadas por dia. Não haverá descarte. O campeonato será validado com no mínimo três provas. Outros barcos do Rio de Janeiro juntar-se-ão aos dez da flotilha do ranking para correr logo em seguida, o 14º Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25, de 15 a 18 de novembro, também no ICRJ.

 Classificados para a final do Ranking Gil Souza Ramos

Flotilha Ilhabela

Conquest (Marco Hidalgo)

Ginga (Breno Chvaicer)

Cabron (Demian Pons)

Dom (Pedro Lodovici)

Flotilha Guarapiranga

Bond Girl (Rique Wanderley)

Ubuntu (Marcelo Sestini)

Sururu (Agnaldo Andrade)

Flotilha Rio de Janeiro

Tarja Preta (Paulo Alencar)

Véesper III (João Marcos Mendes)

Carro Chefe (Ronaldo Basílio)


Fonte :Ary Pereira Jr –