Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Pernambuco, com campeões do esporte e artistas

0
307

 

 

Divulgação
Divulgação

 

 

São Paulo – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão no município de Vitória de Santo Antão (PE), de segunda a quinta próximas (24 a 27), para a segunda etapa do projeto neste ano. Campeões do esporte, artistas e professores especialistas irão desenvolver atividades para mais de 3 mil crianças e jovens de escolas públicas da região e capacitarão educadores e gestores das áreas de esportes e cultura. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY, e, em Vitória de Santo Antão, tem o patrocínio da Mondelez Brasil.

A abertura oficial do evento será na segunda-feira (24), às 17h, no Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro, o Carneirão, e terá a presença de representantes do UNICEF, de entidades educacionais parceiras, além das instituições realizadoras do projeto.

Convidados muitos especiais do mundo do esporte, como as atletas olímpicas Yane Marques, do pentatlo moderno, e Ana Moser, do vôlei, além dos skatistas Rony Gomes, considerado o Rei do Vertical, e Testinha estarão presentes na etapa de 2017 da Caravana.

A Arena da Caravana será montada e aberta no estádio e terá oito miniestações esportivas, além de tendas de linguagens artísticas e do Cinema Disney/Caravana. As Caravanas chegam a Vitória de Santo Antão com uma agenda educacional extensa, que inclui formação de professores, oficinas de liderança juvenil em literatura e cidadania, um colóquio com gestores na tenda dos projetos sobre as metodologias do esporte e da arte para educar, atividades de saúde preventiva na tenda Ação Saudável da Mondelez Brasil, que vai oferecer ações como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos da comunidade e oficinas de hortas para crianças das escolas participantes.

“O que se pretende com esse movimento é aumentar o atendimento em esporte a crianças e jovens nas escolas e em centros esportivos públicos, estimular hábitos saudáveis e garantir o direito de crianças e jovens, meninos e meninas, de praticarem esportes com inclusão”, afirma Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do Instituto Esporte & Educação.

Artistas convidados também estarão na Arena da Caravana, como a escritora Patrícia Secco, a contadora de histórias Alexandra Pericão, as cantoras Luciana Oliveira e Renata Jambeiro, o ator e diretor de teatro Josafá Filho e o percussionista Giba Conceição. Eles, junto a outros artistas, Mickey e Pateta, estarão presentes em alguns dias de atividades e no Show da Caravana.

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 118 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, Rede, EDP, Mondelez Brasil, Verde Asset Management, IBM e Bloomberg, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios do Itaú, Rede, Otis, Mondelez Brasil e EDP, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura/Governo Federal.