Porto Alegre – Campeonato Brasileiro de 29er: 14 duplas disputam o título da maior competição nacional da Classe

0
422
Divulgação
Divulgação

Competidores do Brasileiro de 29er reunidos antes do início da competição

Com  belo dia de sol e de alta temperatura em Porto Alegre foi o cenário ideal para o início do Campeonato Brasileiro de 29er. Já bem ambientados ao Clube dos Jangadeiros – alguns atletas passaram a folia do carnaval treinando nas águas do Guaíba – os competidores, ainda pela manhã, participaram do Congresso Técnico, onde o Coordenador da Comissão de Regatas do CDJ, Carlos Henrique de Lorenzi, o Dedá, repassou os procedimentos da competição que se encerra no próximo dia 04. Entre as considerações, o número de 10 regatas foi apontado como o planejado para o torneio.

Logo após a conversa, o Presidente Nacional da Classe 29er, Hans Hutzler convocou uma reunião para se votar na próxima sede do Campeonato Brasileiro. Em um primeiro momento, ficou decidido que São Paulo organizará a competição em 2018, ainda sem data definida. Um novo encontro entre os técnicos e atletas da classe deve ratificar a escolha pela capital paulista.

 Presidente Nacional da Classe 29er, Hans Hutzler
Presidente Nacional da Classe 29er, Hans Hutzler

 

Encerrada a reunião, deu-se início a cerimônia de abertura do Campeonato, com direito a hino nacional, hasteamento de bandeiras e a fala do comodoro do Clube dos Jangadeiros, Manuel Ruttkay Pereira, que saudou os atletas. “É com grande honra que damos início ao Brasileiro de 29er. Apoiamos e muito esta classe pois acreditamos que ela representa o futuro da vela. Não é por acaso que hoje em dia o Jangadeiros possui a maior flotilha de 29er do país. Bons ventos a todos e que vença o melhor”, deseja o comodoro.

Este protagonismo que o Jangadeiros assumiu na Classe 29er muito se deve ao convênio firmado junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No início deste ano, seis barcos de última geração chegaram ao CDJ por intermédio desta parceria.


unnamed (4)

 

A Classe 29er por Hans Hutzler

“Desenvolvida a partir dos skiffs australianos, a classe 29er reúne tudo que há de mais moderno na vela. São barcos extremamente rápidos que propiciam regatas muito mais dinâmicas e agradam a quem vê, produzindo um belíssimo espetáculo. Além disso, é uma ótima alternativa para os jovens que saem do optimist e buscam uma embarcação bastante próxima de uma classe olímpica, como é a 49er. No Brasil, ainda estamos em fase de disseminação da modalidade e este grande aporte do Jangadeiros, tornando-se a maior flotilha do país, é um ótimo incentivo para os demais estados”.

Estima-se que existam cerca de 25 embarcações da classe 29er no Brasil prontas para competir. Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife são as cinco capitais que mais investem na modalidade.