Barcos divididos em dois grupos no Atlântico

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 2 on board Brunel. Carlo Huisman at the pedestal. 21 May, 2018.

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 2 on board Brunel. Carlo Huisman at the pedestal. 21 May, 2018.

A regata transatlântica entre Newport (Estados Unidos) e Cardiff (País de Gales) segue bastante estratégica. Com pontuação dobrada, a nona etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 ganha mais importância nessa reta final.

Os dois primeiros colocados na tabela – MAPFRE e Dongfeng Race Team – optaram por uma caminho mais ao norte do Atlântico.

Em terceiro lugar e ainda vivo no campeonato, o Team Brunel seguiu mais ao sul e se deu bem nesta terça-feira (22).

“Como era esperado, há uma grande divisão! Será interessante ver quem estará na frente dentro de cinco dias”, disse o comandante do Team Brunel, Bouwe Bekking.

O Team Brunel tem na sua cola team AkzoNobel e Vestas 11th Hour Racing. ”Basicamente temos sempre mais vento do que a previsão. No último relatório, eles [pelotão ao norte] tinham 6 nós, em comparação nós tínhamos 25 nós de vento”, escreveu Bouwe Bekking.

Como disse o holandês, a situação deve mudar a cada relatório enviado pela organização. Os barcos passam pelas correntes do Golfo.

“É uma grande divisão”, disse o neozelandês Blair Tuke, do MAPFRE. ”É um pouco preocupante que o Brunel tenha tanta separação entre nós. Isto pode ser benéfico para nós, ou talvez não”.

Os barcos devem chegar até 29 de maio a Cardiff.

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 03 on board Dongfeng. 22 May, 2018. TTTOP at 85, one of the things you hear and finally understand with a compass.

Leg 9, from Newport to Cardiff, day 03 on board Dongfeng. 22 May, 2018. TTTOP at 85, one of the things you hear and finally understand with a compass.